Altaneira é um município brasileiro do estado do Ceará, na região do Cariri Cearense, mesorregião do Sul Cearense, criado pela lei 4.396/58. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2022 registrou a sua população em 6.782 habitantes.
Antes de sua emancipação, Altaneira tinha o nome de Vila de Santa Teresa, sendo originalmente distrito de Santana do Cariri. Em 1947 passou a ser território do município de Quixará, hoje Farias Brito. Em 1953 a 1956, integrou o território de Assaré, apenas para retornar à Farias Brito e, logo depois, em 1958, conquistar emancipação política.
A campanha pela emancipação política do distrito de Santa Teresa foi liderada pelo Cel. Manoel Pinheiro de Almeida, ex-prefeito de Farias Brito.
Leia informações completas na aba "História".
A história do município de Altaneira tem início por volta de 1870, quando os primeiros habitantes não indígenas chegaram e se estabeleceram às margens da lagoa característica da região, criando um pequeno povoado que servia como ponto de apoio para caravanas em direção ao Cariri e aos Inhamuns. Os pioneiros eram José de Almeida Braga, Joaquim de Almeida Braga, João Correia de Araújo, João Bezerra, Manuel Bezerra, José Braz e Firmino Ferreira Lima. O local recebeu o nome de Vila de Santa Teresa, e a lagoa passou a ser conhecida como Lagoa de Santa Teresa.
Seis décadas depois, o pequeno povoado cresceu e se tornou uma vila, com a construção de diversas residências, sendo a maioria delas erguida por Manuel Romão de Lucena, além da doação de 14 tarefas de terra por Furtuoso José de Oliveira, que possibilitou a construção de casas e de uma capela.
Antes de sua emancipação, a Vila de Santa Teresa fez parte dos municípios de Santana do Cariri (até 1947), Farias Brito (até 1953) e Assaré (até 1956).
Por força da Lei nº 3.382/1956, o distrito de Santa Teresa retornou ao município de Farias Brito. Logo após esse fato, uma campanha pela emancipação política do território foi iniciada e liderada pelo Cel. Manoel Pinheiro de Almeida, ex-prefeito de Farias Brito.
Dois anos depois, a luta pela emancipação foi vitoriosa na Câmara de Vereadores de Farias Brito. Na Assembleia Legislativa, os deputados Hildo Furtado Leite e Cincinato Furtado Leite apoiaram a emancipação e, em 18 de dezembro de 1958, o governador do Estado sancionou a Lei nº 4.396/58, criando o município de Altaneira.
Na divisão territorial de 1960, Altaneira foi constituído pelo distrito sede, e, em 1963, o distrito de São Romão foi criado e anexado ao município.
Primeira eleição
No dia 11 de dezembro de 1960, tomaram posse o prefeito Francisco "Chico" Fenelon Pereira (UDN), o vice-prefeito Francisco Bispo de Assis (UDN) e sete vereadores: Euclides Nogueira Santana, João Rufino de Oliveira, Salomão Gonçalves de Alencar e Venceslau Rodrigues da Silva, da União Democrática Nacional (UDN), e Antonio Saul Moreira, Francisco Alves Bitú e Olival Frutuoso de Oliveira, do Partido Social Democrático (PSD).
Os principais eventos culturais são:
Fevereiro Blocos Carnavalescos. Destaque o Bloco das Virgens.
Março Apresentação dos Caretas Pessoas que se fantasiam de roupa e mascara, saem pedindo donativos para uma festa onde existe um Judas feito de pano e recheado de tecido e que com pode existir certa quantia em dinheiro no seu interior. Neste momento, várias pessoas buscam pegar o Judas, sendo que os mesmos levam chicotadas enquanto não sair do círculo dos caretas.
Maio Momento de Oração. Coroação de Nossa Senhora.
Junho Comemoração junina. Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas.
Agosto Mês de descontração. Vaquejada de Altaneira.
Setembro Comemoração do dia 7. Desfile Estudantil e Gincana Cívica.
Outubro Festa da Padroeira Santa Teresa d'Ávila de 6 a 15.
Dezembro Festa do município do dia 16 a 18.
A administração municipal localiza-se na sede, Altaneira.
Na divisão territorial de 1960, Altaneira foi constituído pelo distrito sede, e, em 1963, o distrito de São Romão foi criado e anexado ao município.
Curiosidades históricas
- O nome "Altaneira" foi sugerido pelo Pe. David Augusto Moreira.
- A primeira festa da padroeira foi realizada no dia 15 de outubro do mesmo ano, organizada pelo Pe. Agamenon Coelho.
- A capela foi iniciada em 1937 e passou a ser utilizada pela população para orações a Santa Teresa d'Ávila, hoje padroeira do município.
- Pe. Joaquim Sabino Dantas realizou a primeira missa campal na Vila de Santa Teresa, hoje Altaneira.
- Diversas personalidades se destacaram na campanha pela emancipação política da Vila de Santa Teresa, entre elas:
Manoel Pinheiro de Almeida, Francisco Fenelon Pereira, Francisco Bispo de Assis, José Rufino de Oliveira, Euclides Nogueira Santana, Venceslau Rodrigues da Silva, José Pio de Oliveira, Joaquim Soares da Silva, José Carneiro de Almeida, José Almeida Arraes, José David de Oliveira, Pedro de Almeida Braga, Maximino Ferreira de Morais, João Rufino de Oliveira, Vicente Saraiva Landim, Antonio Carneiro de Almeida, Pedro Apolônio de Oliveira, Furtunato Paz Cidrão, Oliveira Abraão, Godofredo do Amarante Brandão e Zacarias Correia de Menezes, entre outros.
Com informações do Blog de Altaneira
Marca Oficial do Governo Municipal de Altaneira (2025-2028)
BRASÃO OFICIAL
Bandeira Oficial Município de Altaneira