Com apoio de parceiros, Altaneira conclui Semana da Árvore com atividades nas escolas e zonas rurais
Com atividades nas escolas municipais e comunidades rurais, a Secretaria de Meio Ambiente do Governo Municipal de Altaneira realizou, de 31 de março a 4 de abril, a Semana Municipal da Árvore
- também conhecida como Festa Anual da Árvore. A programação teve como foco a valorização da natureza, a promoção da sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas, envolvendo estudantes, educadores, agricultores e a população em geral.
Durante a semana, cerca de 90 mudas de espécies nativas e frutíferas foram plantadas em diversos pontos do município. Entre as espécies cultivadas estão ipê, oitis, moringa, palmeira, timbaúba, caju e murici, fortalecendo o compromisso de Altaneira com a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das futuras gerações.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Rufino, avaliou positivamente o evento e agradeceu o envolvimento das demais secretarias e instituições parceiras na realização da Festa das Árvores.
"Foi um evento bonito, que valorizou a natureza e conseguiu conectar as crianças e os jovens com o meio ambiente. Contamos com a parceria do IFCE, da Fundação Araripe e da Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre, que partilharam conosco suas experiências, da qual somos muito agradecidos", afirmou.
Rufino ainda destacou o alinhamento das ações com os objetivos ambientais do município. "Nosso município caminha no passo certo, rumo ao Selo Verde, com apoio e compromisso de toda a gestão e liderança da prefeita Késia", declarou.
Ecomapss: Educação ambiental e acessibilidade na Serra do Valério
Na quarta-feira, 2 de abril, estudantes, jovens, agricultores e entusiastas da natureza participaram de uma trilha educativa até a Serra do Valério, na zona rural de Altaneira. O objetivo foi conhecer o projeto Ecomapss, um aplicativo de mapeamento ambiental desenvolvido por professores e estudantes do IFCE - campus Crato e já implementado em 14 localidades do Ceará e Pernambuco.
Os professores Gualberto Barros (Ciências Agrárias) e João Abreu (Ciência da Computação), coordenadores do projeto, explicaram que o aplicativo promove educação ambiental com acessibilidade, por meio de placas com QR codes, que permitem ao visitante acessar informações detalhadas sobre as árvores locais como nomes popular e científico, características, usos e origem. O app também conta com janela em Libras, audiodescrição e placas físicas com tradução em braille, garantindo inclusão e democratização do conhecimento.
Mudanças Climáticas
Na quinta-feira (3/4), os estudantes da EMEFTI 18 de Dezembro participaram de uma palestra sobre mudanças climáticas com a bióloga e analista ambiental Renata Kelly. A apresentação abordou os impactos do aquecimento global nos ecossistemas, nos ciclos da natureza e na biodiversidade, reforçando a importância de atitudes simples, como o plantio de árvores e o respeito à natureza.
Participaram do encontro o secretário de Educação Adeilton Silva, a diretora da escola Cláudia Simone, o vereador Deza Soares, além de professores e equipe pedagógica.
Plantio Coletivo e engajamento comunitário
Ao longo da Semana, foram plantadas 87 mudas em diferentes locais do município com a participação ativa de crianças, adolescentes, Agentes Jovens Ambientais, professores, técnicos, secretários e convidados. A ação reforça o compromisso da comunidade altaneirense com a preservação dos recursos naturais e a construção de um ambiente mais verde e sustentável.
Fundação Araripe promove educação ambiental na EMEF Joaquim de Morais
No último dia do evento, sexta-feira (4/4), a Fundação de Desenvolvimento Sustentável do Araripe ministrou uma palestra para crianças e professores da EMEF Joaquim de Morais, abordando temas relacionados à conservação ambiental e sustentabilidade. A Fundação Araripe é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção do desenvolvimento sustentável, enfatizando o protagonismo de comunidades rurais e povos tradicionais.