NOTÍCIAS

20-AGO-2025

Altaneira conquista liberação do Iphan e garante continuidade da obra da nova creche

Revogação do embargo assegura investimento de R$ 5,8 milhões em creche ampliar vagas na educação infantil.

Por Comunicação 20/08/2025 #educação

O Governo Municipal de Altaneira comemora a revogação do embargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na obra da nova creche do município. O ofício com o desembargo foi encaminhado nesta terça-feira (19/08) ao gabinete da prefeita Késia Alcântara.

No documento, a Superintendência do Iphan no Ceará informa que "inexistem bens tombados, valorados e registrados" de acervo arqueológico na área da construção. Além disso, o órgão comunicou a aprovação da proposta de acompanhamento arqueológico para a execução da obra.

Com capacidade para atender até 300 crianças, em dois turnos (manhã e tarde), a creche segue o modelo do Projeto Proinfância Tipo 1, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O investimento é de aproximadamente R$ 5,8 milhões, em parceria entre o FNDE e o Governo Municipal de Altaneira.

A liberação da obra é resultado de dois meses de articulações lideradas pelo secretário de Meio Ambiente, Ricardo Rufino, que incluiu reuniões nos escritórios do Iphan em Fortaleza e Brasília, envio de extensa documentação comprobatória e vistoria técnica no terreno onde a creche começou a ser construída.

"Entregar o desembargo da creche nas mãos da prefeita é muito simbólico para mim. Eu nunca me perdoaria se não conseguisse isso para o povo de Altaneira, em especial para as crianças", afirmou o secretário Ricardo.

Já o secretário de Educação, Adeilton Silva, destacou o impacto positivo para a rede municipal. "Sem dúvidas, é uma grande conquista e Altaneira tem muitos motivos para comemorar. Com o empenho do Governo, em especial do secretário Ricardo, a obra da creche terá continuidade e será concluída, garantindo um espaço de aprendizado adequado para as crianças e de trabalho digno para os educadores", avaliou. Ele lembrou ainda que, apesar de reformas realizadas, as atuais estruturas de creches no município não atendem plenamente às demandas do ensino integral.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo