Mais de 60 jovens e adultos do distrito São Romão, na zona rural de Altaneira, retornam ou ingressam na escola pela primeira vez.
Na última segunda-feira (11/8), a Escola Joaquim de Morais, no distrito São Romão, foi palco de um momento histórico para a educação de Altaneira com a abertura das primeiras turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na zona rural do município.
É a primeira vez que a modalidade EJA é ofertada a jovens e adultos da área rural. As aulas começaram oficialmente nesta terça-feira (12), com duas turmas e mais de 60 estudantes, em sua maioria adultos com idades entre 40 e 60 anos, trabalhadores rurais, agricultores, criadores e donas de casa.
A cerimônia inaugural contou com a presença da prefeita Késia Alcântara; do secretário de Educação, Adeilton Silva; do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Clécio Sousa; do diretor da unidade escolar, Dhony Nergino; além de lideranças comunitárias e outras autoridades.
Emocionada, a prefeita Késia ressaltou que este é um dos eventos de que mais se sente realizada em participar, "porque representa uma mudança significativa na vida das pessoas, uma nova chance". Ela também destacou o esforço dos estudantes: "Eu sei da dificuldade e da luta de vocês para deixar seus lares, afazeres e se dedicarem novamente aos estudos. Alguns até pela primeira vez Mas conhecimento é algo que ninguém tira de você. Ele estará com você para o resto da vida", afirmou.
O diretor da Escola Joaquim de Morais, Dhony Nergino, agradeceu à gestão municipal por "acreditar no projeto e no potencial da comunidade" e parabenizou a equipe escolar pela dedicação, em especial o professor Manoel Leopoldino da Silva, responsável pela busca ativa dos estudantes. Segundo ele, o educador "bateu de casa em casa para convencê-los a aproveitar essa nova oportunidade de educação e realizar o sonho de aprender a ler, escrever e desenvolver habilidades, não importando a idade".