Duas cozinhas de Altaneira também foram beneficiadas com novos equipamentos
O município de Altaneira tornou-se oficialmente pactuante do Ceará Sem Fome na última quinta-feira (17/07), durante evento realizado em Santana do Cariri com a presença da primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial do programa, Lia de Freitas, gestores municipais e representantes das Cozinhas Solidárias.
Ao assinar o pacto, a prefeita Késia Alcântara parabenizou a iniciativa por "garantir mais do que comida no prato, mas dignidade e esperança para o nosso povo". Ela também reforçou o compromisso do Governo Municipal com a agricultura familiar e com a promoção da segurança alimentar e nutricional, destacando as ações integradas das Secretarias de Agricultura, Educação e Assistência Social.
Altaneira conta atualmente com duas Cozinhas Solidárias do Ceará Sem Fome, organizadas pela Associação dos Produtores Rurais do Olho D'Água, Barão, Estevão e Munduri, e pela Associação dos Produtores Rurais da Serra do Valério.
Na oportunidade, as duas cozinhas de Altaneira foram beneficiadas com novos equipamentos, como fogão, lixeiras, caixas para hortifrúti e pallets.
Essas cozinhas integram o Lote 25 do programa, que também abrange os municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Assaré, Antonina, Araripe, Campos Sales, Potengi, Salitre e Tarrafas. No total, são 26 Cozinhas Solidárias e 90 estabelecimentos credenciados que alimentam 1.934 pessoas, segundo dados oficiais do programa. Mais de 800 mil refeições já foram distribuídas apenas nesse lote.
CEARÁ SEM FOME
O Ceará Sem Fome é um programa permanente de enfrentamento à fome do Governo do Estado do Ceará, com atuação em três frentes emergenciais: o cartão de R$ 300, que atende cerca de 50 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas comunitárias, que distribuem mais de 130 mil refeições por dia; e as campanhas de arrecadação, que já somam mais de 400 toneladas de alimentos doados em grandes eventos.
Além da atuação emergencial, o programa conta com o eixo "+Qualificação e Renda", que visa oferecer oportunidades de emprego formal e autonomia financeira por meio do empreendedorismo para os beneficiários.