Secult inicia mapeamento patrimoniais do Município

0

Com o apoio do Governo Municipal, a Secretaria de Cultura, através de consultoria de equipe interdisciplinar local, inicia mapeamento das referências patrimoniais do município de Altaneira. A atividade ora empreendida, compreende um levantamento prévio dos diversos espaços de memória coletiva distribuídos no município, conteúdo para apresentação e discussão durante o 1° Seminário Público do Museu da Cidade de Altaneira: que patrimônio queremos preservar?

O evento irá inaugurar a ação educativa museológica, praxe metodológica da construção social destes espaços. A equipe empreendedora do projeto é composta pela arqueóloga Heloísa Bitú, a geógrafa Maria Oliveira Lino (Corrinha) e os historiadores: Demir Ribeiro, José Evantuil de Sousa e Nicolau Neto, que no momento conta com o suporte técnico da Secretaria Municipal de Cultura. O Seminário proposto tem por objetivo identificar as referências patrimoniais da cidade em diferentes categorias (patrimônio material móvel e imóvel), apresentando suas potencialidades e os desafios para a futura instalação da instituição museológica, observando também as características da edificação indicada para sediá-la, apontando os recursos humanos disponíveis, bem como, a adequação do tema à realidade e potencialidades locais, junto aos diversos segmentos sociais, para a elaboração do projeto de criação do Museu.

As perspectivas para a ocasião, são de que a comunidade de Altaneira compreenda a valiosa contribuição que cada indivíduo participante pode exercer dentro do processo de implantação do Museu da Cidade, aprofundando suas relações com o seu patrimônio e dando auxílio à sua preservação. Só assim, como instituição de memória, o Museu da Cidade de Altaneira poderá cumprir sua missão de preservação da experiência histórica, cultural e das identidades sociais desse território, tornando-se referência para a população que não tem ainda, acesso ao seu patrimônio, muitas vezes mais conhecido fora do município do que nele mesmo.

A equipe de pesquisadores acredita que, antes de tudo, esse será um momento de escuta da população para definir o que para ela é importante emergir como seu patrimônio e fazê-lo reverberar dando-lhes um sentido museológico, ou seja, pensar perspectivas para sua gestão, salvaguarda e comunicação. Afinal, que heranças queremos preservar em Altaneira? Porque e como a preservaremos? Certamente este será o início de um longo processo de criação de uma política municipal de pesquisa, aquisição, documentação, conservação e extroversão do patrimônio desse território através de seus munícipes!

Para o secretário Luiz Pedro: “pela sua importância social e cultural para o município, este projeto receberá uma grandiosa atenção desta gestão, e como tal, esperamos o efetivo engajamento de todos os seguimentos sociais de Altaneira para o sucesso de sua implantação”.

Registros:

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade