FESTIVIDADES EM ALTANEIRA - As Festas Juninas

Altaneira é conhecida por suas tradicionais festas. Seu povo hospitaleiro e alegre sempre atraíram multidões para seus eventos. Quem vem uma vez, quer vir sempre. Uma destas festividades é o festival junino. Celebrado no princípio com as pessoas nos sítios a acenderem as suas fogueiras em comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro; assando milho, batatas, abóboras e soltando rojões.
As danças juninas tiveram início em Altaneira com apresentações das escolas e ganhou dimensão regional com a organização do grupo junino Arraiá do Furdunço a partir de 2001. Com seu enredo e seu jeito alegre de dançar, foi campeão por onde passava arrastando multidões para assistir a sua apresentação e tirando lágrimas de orgulho dos altaneirenses.
Podemos dizer que o Arraiá do furdunço não só colocou Altaneira na rota do Ceará Junino como também inovou o jeito de fazer junino e criou um novo estilo de dança nos festivais do Ceará. Com o fim da era Furdunço, surge um novo grupo denominado Arraiá do Ribuliço em homenagem ao poeta Antonio Rodrigues dos Santos.
Organizado pelos veteranos de outrora, as tradições foram mantidas e o show continuou, fazendo do festival de 2019, um dos maiores que Altaneira já viu.