Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica no processo educacional

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, entre outros, assim, fortalecendo, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.
Busca Ativa em ação, o vídeo é de crianças ativas nas Escolas que tem com objetivo, incentivar as demais crianças e adolescentes a participação das aulas com campanha "fora da Escola não pode".
A reunião realizada com gestores Municipais através da plataforma Google Meet com o objetivo de consolidar dados de busca dos alunos, divulgar e conhecer os atores do Busca Ativa Escolar. Estavam presente os gestores de todas as instituições de Ensino Municipal.