Nota de esclarecimento sobre os casos de suspensão de doses de vacinas contra COVID-19.

O governo municípal de Altaneira através da Secretaria de Saúde vem esclarecer a população em geral sobre notícias veiculadas na imprensa,noticiando a retenção de 20 doses da vacinas para a COVID-19, destinadas ao público prioritário de 65-69 anos do município. Essa retenção se deu por determinação do Tribunal Regional da Região TRF-5 para os municípios que não atingiram 85% da meta de vacinação. Porém até o momento Altaneira vacinou mais de 95% da população em todos os grupos prioritários, exceto, no grupo de QUILOMBOLAS, no qual o estado estipulou uma meta de 1250 pessoas a serem vacinados.
De posse dessas doses a Secretaria de Saúde entrou em contato com o estado por via email e solicitou documentos de mapeamento e lista nominal dos membros desta comunidade remanescente que se caracteriza QUILOMBOLA. Outro contato feito foi para o presidente da associação da comunidade Bananeira, solicitando documentos que confirmem a caracterização da comunidade como quilombola. Até o momento a secretaria ainda aguarda resposta.
Vale ressaltar que a vacinação neste grupo, só pode ser iniciada em pose de todos os documentos comprobatórios, uma vez que nunca houve conhecimento deste tipo de comunidade em nosso município
A Secretaria de Saúde de Altaneira, através da coordenação de Imunização, trabalha com transparência e se esforçar para garantir, em tempo hábil, a vacinação em nosso município.
Ressaltamos também que essa Secretaria dá total publicidade às suas ações e sempre que recebe vacinas aplica o imunizante de forma ágil e transparente .