NOTÍCIAS

11-ABR-2025

Preparativos para o 1º FestVale avançam com articulação entre o Governo do Ceará e o município de Altaneira

Evento reunirá três comunidades quilombolas em dois dias de celebração da cultura, identidade e tradição afro-brasileira no distrito do São Romão.

Por Wanderson 11/04/2025 #cultura

Os preparativos para o 1º Festival Cultural das Comunidades Quilombolas do São Romão (FestVale) seguem em ritmo acelerado. Na última terça-feira (8/4), o Governo Municipal de Altaneira, por meio de diversas secretarias, reuniu-se com lideranças comunitárias do distrito do São Romão e com representantes do Centro Cultural do Cariri, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante, para alinhar os detalhes da organização e finalizar a programação do evento.

Previsto para ocorrer nos dias 1º e 2 de maio, o FestVale reunirá as comunidades dos quilombos Bananeira, Cachimbo e Samambaia em dois dias de intensa programação cultural, com apresentações musicais, práticas esportivas, palestras, manifestações tradicionais e atividades voltadas a todas as faixas etárias.

A reunião, realizada na EMEFTI Joaquim de Morais, contou com a presença de lideranças das associações comunitárias locais, da coordenação do CRAS São Romão, de representantes da escola da comunidade e dos secretários Clécio de Sousa (Cultura, Turismo, Esporte e Juventude - SECULTUJUV), Adeilton Silva (Educação) e Alana Soares (Comunicação Social).

Na ocasião, foram definidos os primeiros encaminhamentos relativos à programação, aos apoios institucionais e à logística do festival. O Centro Cultural do Cariri será parceiro na realização do evento, oferecendo suporte técnico e artístico à produção. A parceria marca uma importante articulação entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Altaneira para o fortalecimento de ações no campo da cultura, da arte, do patrimônio e do artesanato no interior do estado.

A proposta do FestVale é consolidar-se como um marco anual no calendário cultural de Altaneira, promovendo o reconhecimento e a valorização dos saberes e fazeres das comunidades quilombolas do território do São Romão.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo