Radialistas de Altaneira participaram do evento que reuniu lideranças nacionais e estaduais em debate sobre fortalecimento da comunicação popular
Membros da Rádio Altaneira FM ao lado do presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, Geremias dos Santos.
Com apoio do Governo Municipal, comunicadores e membros da Rádio Comunitária Altaneira FM participaram, no último sábado (23/8), do 1º Encontro de Rádios Comunitárias e Comunicadores do Cariri, realizado na cidade do Crato. A comitiva foi formada pelos radialistas Cristiano Lima, Francisco Rodrigues "Chico Bagaceiro", Ivanaide de Oliveira, Sebastião Ricardo e a secretária de Comunicação Social Alana Soares.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço Brasil) e pela Associação Cearense de Rádios e TVs Comunitárias (Acertcom), reuniu dirigentes, comunicadores, radialistas, jornalistas, técnicos, conselheiros comunitários, influenciadores digitais e demais profissionais da área em um intenso debate sobre o fortalecimento da comunicação popular e os desafios enfrentados pela comunicação comunitária.
A programação contou com palestras de lideranças nacionais e estaduais, entre elas Geremias dos Santos, presidente da Abraço Brasil; Régis de Oliveira, presidente da Acertcom; Sousa Júnior, representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC); e o deputado estadual Pedro Lobo.
Durante sua fala, Geremias dos Santos destacou que existem atualmente mais de 11 mil outorgas de rádios em 4.425 municípios, sendo 5.279 destinadas a rádios comunitárias. No Ceará, são 268 emissoras comunitárias em funcionamento.
O presidente também apresentou um panorama atualizado da radiodifusão nacional e reforçou as reivindicações da categoria junto ao Governo Federal, como a desburocratização do financiamento e das outorgas, além de possíveis parcerias de conteúdo com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Já Sousa Júnior, representante do FNDC, ressaltou a capilaridade estratégica da comunicação popular, em especial das rádios comunitárias. Segundo ele, cerca de 79% da população brasileira é ouvinte de rádio, conforme pesquisa Kantar Ibope Media 2024.
O levantamento aponta ainda que 69% dos ouvintes valorizam o meio por oferecer informações locais, e que, em média, os brasileiros dedicam 3 horas e 55 minutos por dia à escuta do rádio.
O radialista Cristiano Lima, da Altaneira FM, avaliou positivamente a iniciativa. Ele destacou o esforço do encontro em aproximar profissionais de diferentes cidades e experiências em torno de um projeto comum. "Foi muito proveitoso, um dia de muitas informações e oportunidades de fazer novas parcerias", afirmou.