Documento oferece mais segurança jurídica e oportunidade de crédito para as famílias do campo
Mais de 90 famílias rurais de Altaneira receberam seus títulos de propriedade rural na última terça-feira (15/07), em cerimônia realizada na Câmara Municipal, com a presença da prefeita Késia Alcântara, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cier Bastos, o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), João Alfredo, vereadores, lideranças comunitárias e secretários municipais.
A entrega dos documentos faz parte do Programa de Regularização Fundiária executado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), e em parceria com os municípios, sindicatos rurais e Ematerce. Em Altaneira, a parceria se deu com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.
Com o "papel da terra", as famílias possuem maior segurança jurídica sobre a terra onde vivem e produzem, podendo acessar políticas públicas, ampliar sua produção e investir com mais tranquilidade no futuro.
"Pra gente, é uma felicidade imensa. É só alegria. Antigamente era muito difícil conseguir esse papel da terra'. E o documento que recebi hoje é do terreno que é o coração do nosso trabalho, da nossa produção da agricultura familiar. Desde sempre, plantamos naquele pedaço de chão", relata o agricultor Almir Xavier, da Serra do Valério.
"Agora podemos chegar em qualquer instituição ou banco e provar que somos proprietários da terra. Só tenho a agradecer ao Idace e ao Governo de Altaneira", completa a agricultora Gessina.