A aração das terras representa um suporte essencial para os agricultores familiares, reduzindo custos de produção e otimizando o uso do solo.
O Governo Municipal de Altaneira, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, deu início aos trabalhos de aração e gradagem das terras agricultáveis da zona rural nesta terça-feira (21/01). A ação foi realizada nas localidades de Chapada da Serra do Valério, Lagoa Seca e Tabuleiro e, no decorrer da semana, deve atender também o São Romão, Valério de Baixo, Açudinho e São Gonçalo, entre outros. A prefeita Késia acompanhou de perto o início das atividades, destacando a importância da iniciativa para o desenvolvimento do setor agrícola local.
De acordo com o secretário de Agricultura, Cier Bastos, o serviço será intensificado assim que as chuvas diminuírem. "Em breve, mais dois tratores serão incorporados à operação, permitindo que o cronograma avance com maior rapidez e garantindo que todas as famílias agricultoras de Altaneira possam preparar suas terras a tempo para o plantio", afirmou.
A aração das terras representa um suporte essencial para os agricultores familiares, reduzindo custos de produção e otimizando o uso do solo, ao mesmo tempo em que favorece a sustentabilidade da produção agrícola e promovendo práticas mais sustentáveis em comparação à queimada.
Essa iniciativa ainda promove maior segurança alimentar para agricultores que produzem para o autoconsumo, impulsiona a produtividade agrícola e o desenvolvimento socioeconômico para o município, que tem na agricultura uma de suas principais atividades.