Edição 2024 do Projeto Costumes e Tradição dos Caretas de Altaneira e região é realizado com sucesso em nossa cidade.

No ultimo sábado, dia 23 de março a sede do município de Altaneira se transformou mais uma vez no palco regional de valorização da nossa cultura popular dos Caretas da Semana Santa.

Altaneira sempre possuiu a tradição de desenvolver e apoiar a manifestação cultural dos caretas, mas precisamente no ano de 2021 até os dias de hoje com a criação do Projeto Costumes e Tradição dos Caretas de Altaneira essa cultura se fortaleceu e ganhou mais dimensão e reconhecimento não só em nossa cidade como também na região, com importantes parcerias como o Sistema Fecomércio / SESC e a Página Cultura Por Todo Canto em Todo Lugar.

O Governo Municipal Altaneira Nas Mãos do Povo por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude vem a cada ano apoiando e incentivando os grupos locais de caretas de nossa cidade e também dando oportunidade a grupos da região que sempre são convidados para abrilhantar o evento.

Este ano tivemos a participação dos seguintes grupos de Altaneira: Turma do Jaguar (Merson), Turma da Pisadinha (Pindó) e Turma da Burrinha (Ném) e da cidade vizinha de Assaré: Turma do Mestre Evandro, Turma do Botão, Turma do Pipoco, Caretas de Bumba Meu Boi e Caretas da Serragem. A Secult organizou também uma escolha com premiação para as equipes locais em diversas categorias como: melhor buchuda: Turma da Pisadinha 1º lugar, melhor percussão e tocada de concha: Turma da Burrinha 1º lugar, melhor e mais original máscara em couro: Turma da Burrinha 1º lugar e prêmio de evolução e inclusão: Turma da Pisadinha 1º lugar.