Projeto Arquitetônico da Lagoa Santa Tereza em andamento no IEPRO/FUNECE em Fortaleza

Mais um passo foi dado rumo à Urbanização e Revitalização da Lagoa Santa Tereza.
O Prefeito Dariomar Soares e o Secretário de Governo Claudovino Soares (Deza), estiveram reunidos nesta sexta feira (18/05) com o Prof. Luiz Carlos Mendes Dodt, Diretor-Presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – IEPRO, apresentando demandas e solicitações de elaboração de projetos por meio da parceria firmada em novembro/17, através do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Prefeitura Municipal de Altaneira e a FUNECE com a interveniencia do IEPRO.
Na oportunidade, o Professor Deza Soares explanou a Proposta de Urbanização e Revitalização da Lagoa Santa Tereza (matéria da sua autoria já conhecida por muitos altaneirenses), esclarecendo toda a fundamentação da Proposta que deverá servir de base para a estruturação do PROJETO ARQUITETÔNICO da referida Lagoa.
Na sua fala Deza esclarece sobre as 3 etapas do Projeto: I- Reconhecimento e Regitro da Lagoa como patrimônio ambiental, histórico e cultural de Altaneira;
II- Projeto de Manejo com Design sugestivo e fundamentação estrutural do Projeto de Manejo (Infraestrutura básica com desassoreamento, despoluição, saneamento, canal de escoamento) e Infraestrutura de Revitalização e Urbanismo com implantação de Parque Ecológico, Arborização, passeio público, áreas de lazer, fonte monumental, centro cultural, avenida no entorno, entre outras ações).
III-Encaminhamento do Projeto aos órgãos competentes visando recursos para execução.
Deza menciona também a importância da realização do Projeto tanto do ponto de vista físico, onde a sua infraestrutura permitirá a prática do lazer e bem estar social, quanto do ponto de vista histórico, cultural e sustentável, impulsionado pelo eco turismo.
O Prefeito Dariomar Soares, complementou as explicações, inclusive, sugerindo constar no projeto a construção de trecho complementar da Rodovia CE 388 que liga Nova Olinda, Altaneira e Assare, no sentido de que esse trecho seja construído passando às margens da Lagoa e consequentemente, desobstruindo as vias: Av. Santa Tereza, R. Apolônio de Oliveira e Av. Carneiro de Almeida e cobrou urgência na elaboração do projeto, deixando claro o seu empenho para buscar meios de execução do mesmo.
O professor Dodt e seu assessor Paulo, compreendendo bem a fundamentação da Proposta, elogiaram o autor, Prof. Deza e também o empenho do Governo na pessoa do Prefeito Dariomar para a realização do Projeto, afirmando portanto, a viabilidade da elaboração do referido Projeto Arquitetônico, como também, a realização de outras demandas.

Confiram fotos a baixo: