Iniciada as atividades da IV Semana do Bebê

A Semana Municipal do Bebê que este ano está em sua IV Edição teve início na manhã desta segunda, 06, no auditório da Secretaria de Assistência de Assistência Social (SAS) com a temática “Cuidar da Infância: Papéis Diversos, Amor de Todos”.

A finalidade do evento, que segue até a próxima sexta-feira (10) e integrar um rol de ações do Selo Unicef no âmbito da municipalidade, é colocar em discussão o desenvolvimento infantil de forma integral e os direitos das crianças, entre 0 e 6 anos, pontuou a Secretária de Assistência, Lan Alencar. “Mas nós, enquanto, administração pública, não queremos apenas cumprir uma meta do selo, queremos construir a partir desse debate políticas públicas geradoras do crescimento e desenvolvimento das nossas crianças, além de auxiliar as gestantes, acrescentou ela ao destacar também que a semana é apenas um aparato para essa finalidade.

Leocádia Soares, titular da pasta da educação, foi enfática ao mencionar o papel desse setor como fonte inesgotável para atingir os objetivos desejáveis, ao tempo em que desejou uma semana não só produtiva, “mas conscientizadora”. Neusa Carvalho, secretária de saúde, reforçou as palavras de sua antecessora e afirmou que o setor estará contribuindo de forma incisiva com os demais órgãos e a comunidade.

O prefeito Dariomar Soares fez um discurso simples e direto. Para ele, o evento ora em xeque era para estar sendo desenvolvido com uma participação muito maior da comunidade. “Estamos vendo poucas crianças e mães aqui. Essa é uma oportunidade singular em que o foco é o desenvolvimento de políticas públicas para crianças que são o futuro de Altaneira”, disse. O gestor reconheceu o empenho dos setores envolvidos na promoção do evento, parabenizando-os.

A abertura contou ainda com uma síntese das três semanas já realizadas no município apresentada pelo assessor da SAS, Assis Filho. Para ele, os eventos incidem no compromisso da gestão em cuidar da primeira infância e que elas caminham no sentido da promoção de atividades para um público que hoje representa 10% da população altaneirense. Assis foi taxativo ao afirmar que este ano as ações a serem desenvolvidas nesses cincos dias irão colocar Altaneira entre os primeiros.

Estudantes da Escola de Ensino Infantil Professora Fausta Venâncio animaram a programação da manhã com uma representação da música “Despacito”.

A programação contará ainda, segundo Elanny Cristina, Assessora Técnica de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com rodas de conversas, contação de história e palestras voltadas especialmente para o público alvo em cada um dos setores atendidos, a saber, assistência social, educação e saúde.

Cerca de 80 pessoas participaram da abertura da semana, entre pais, secretários (as) municipais, diretores (as) escolares, assistentes e agentes sociais dos Cras sede e do distrito do São Romão e a articuladora do Selo Unicef no município.

Acesse a página do município no facebook e confira outras fotos de João Alves.