Escola 18 de Dezembro realiza VIII Conferência Municipal pelo Meio Ambiente

O Governo Municipal de Altaneira, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SME, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e através da escola da Rede Municipal de Ensino 18 de Dezembro, realizaram a VIII Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema: “Sustentabilidade – Um olhar Diferente para o Meio Ambiente.”

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um ambiente adequado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível municipal.

Todo esse processo foi realizado neste sábado, 09 de junho, às 07h:30min, no Auditório da referida Escola. Na ocasião, os trabalhos foram compartilhados entre os alunos do 7º, 8º e 9º ano, com o objetivo de promover um processo permanente de Educação Ambiental nas escolas e propiciar uma atitude responsável e comprometida com a questão dos Recursos Hídricos e da sustentabilidade ambiental.

A VIII Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente – MMA. Esta edição o tema “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas” deverá ser construído a partir de quatro momentos: nas escolas, Conferência Municipal, Conferência Estadual e Conferência Nacional.

A diretora da escola, Valneir Costa, abriu a fala das autoridades presentes, destacando a importância de eventos sobre o meio ambiente voltado para jovens visando a conscientização deste e a sua colaboração para tornar o meio ambiente mais sustentável. “Nosso município tem sido destaque não só no Ceará, mas no País na área de educação e seremos no meio ambiente, devemos muito a juventude que com sua participação, vem trabalhando a educação e o meio ambiente na escola”, frisou.

A Conferência é um pretexto pedagógico para trabalharmos a educação ambiental nas escolas e as conferencias são momentos de enriquecimento pessoal, maturidade que proporciona o censo critico, a politização e melhora a autoestima dos participantes”, reforçou.

A Secretária de Educação Leocádia Soares, por sua vez, destacou o potencial dos alunos de Altaneira que têm se destacado nas diversas avaliações nacionais e estaduais. “Tenho certeza que teremos aqui grandes apresentações e um maravilhoso evento”, disse ainda que a escola organizou a conferência envolvendo a comunidade do entorno, e elaborou um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar, a ser colocado em prática após o evento.

A Presidente do Com-Vida, Elen, disse que o Com-Vida é um espaço democrático e participativo, que congrega toda a comunidade escolar e fomenta iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade,” destacou.

O Secretário, Ceza Cristovão, comentou da viagem que teve a Fortaleza e acabara de chegar, onde participou do Fórum do Comitê de Bacias do Alto Jaguaribe, e lembrou de uma fala do Ministro dos Recursos Hídricos dos EUA, “devemos ter orgulhos das Belezas Naturais do nosso país.” Disse ainda que, “sempre devemos seguir olhando para frente, o Governo Municipal está fazendo mais da obrigação, investindo na Agricultura e no Meio Ambiente do Município.” Finalizou.

O Secretário de Governo, Deza Soares, que é também Mestre em Meio Ambiente e foi o palestrante, deu uma senhora aula de sustentabilidade e destacou que os melhores índices de educação do Estado está em Altaneira, consagrado a poucos dias com o Prêmio Escola Nota 10, em seguida, continuou com apresentação de musicas e vídeos para reflexão de todos os presentes sobre o Meio Ambiente e comentou sobre o Tema mundial do Meio Ambiente deste ano: #AcabeComAPoluiçãoPlástica

Frisou ainda sobre o ultimo dia 05, Dia mundial do Meio Ambiente.

Explanou sobre o Primeiro congresso Internacional Cidades Lixo Zero.

“Temos que ter consciência, um olhar diferenciado para conservar o Meio Ambiente.”

Finalizou, ressaltando sobre a Importância da Associação dos Materiais Recicláveis, que tem o apoio integral do Governo Municipal, para a coletiva seletiva.

O prefeito Dariomar Soares destacou que, Altaneira está no caminho certo, progredindo dia a dia, ressaltou mais uma vez o Prêmio Escola Nota 10 que o município foi destaque na Revista “O Conterrâneo” e distribuiu alguns exemplares doados pelo pessoal da revista. Comentou também sobre a reunião que teve em Fortaleza com o Secretário Deza, no IEPRO para urbanizar a Lagoa, que também faz parte do Meio Ambiente e é um sonho antigo de todos, principalmente dele. Parabenizou a todos pelo evento, e se dispôs mais uma vez a ajudar a todos, para juntos continuar alavancando o município, abraçados, caminhando juntos.

Logo após, foram divididos os grupos para debater a respeito da Conferência, sobre ações que deverão vir a implantar dividido por grupos e cores, finalizando com um maravilhoso almoço para todo(a)s.

Participaram da conferência o Prefeito Municipal, Dariomar Soares, os Secretários de Governo, Educação, Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Claudovino (Deza Soares), Leocádia Soares, Luan Kaio e Ceza Cristóvão respectivamente, o Vereador Ciêr Bastos, a gerente do +PAIC, Maria Lizier (Pepeta), a Diretora da referida Escola, Valneir Costa, Evantuil, representando o SINSEMA, a aluna e Presidente do Com-Vida, Elen e demais professores, alunos e autoridades.

Confiram fotos a baixo: