IGREJA MATRIZ DE ALTANEIRA - Altaneira e seus pontos turísticos - Uma semana de divulgação dos espaços turísticos do município. Governo Municipal e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Após a chegada do capelão Padre David Moreira em 1947 ao povoado de Santa Tereza, foi dado início ao processo de construção de uma nova igreja mais ampla e moderna. O terreno foi doado pelo senhor Manoel Miguel e o desenho em forma de avião seria de autoria do próprio Padre David.

O início da construção foi marcada pela procissão das pedras, com a comunidade se reunindo aos domingos trazendo cada um uma pedra para a construção do alicerce.

Após a saída do padre David de Altaneira, as obras ficaram paralisadas por quase quarenta anos até a sua finalização em 1985 sob a liderança de Adevaldo Arrais, Otônio Almeida doou o sino, Carlos Ananias doou o sacrário e os bancos foram doados pela comunidade.

A imagem de Santa Teresa em gesso foi trazida de São Paulo de navio até Fortaleza, para Iguatu veio de trem e para a então vila de Santa Teresa transportada por animal.

No dia 15 de outubro de 2003 foi criada a paróquia de Santa Teresa de Jesus, desvinculando da paróquia de Nova Olinda. O primeiro pároco foi Pe. Vileci Basílio Vidal.