Agosto Dourado: palestra no Cras para incentivar a amamentação

Na manhã de hoje, quarta-feira (07/08), o Governo Municipal “Altaneira Nas Mãos do Povo”, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra no auditório do Cras. A iniciativa integra as atividades do Agosto Dourado, que tem a intenção de intensificar as ações de sensibilização e de incentivo à amamentação.

De acordo com a secretária, Jamilla Landim, o bate-papo foi coordenado pela enfermeira Ivanna Alcântara e a Nutricionista Maria Villar. O conteúdo foi ministrado de forma interativa, a partir da mescla de conceitos e exemplos práticos, na qual engajaram todos os expectadores na reflexão.

Agosto Dourado

Agosto foi instituído como o mês da amamentação por meio da Lei nº 13.435 de 2017, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A cor dourada alude ao fato de o leite materno constituir padrão ouro de alimentação para crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A intenção é estimular, durante o mês, ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, que traz benefícios para a mãe e para a criança. Além disso, a prática representa uma oportunidade de formação e estabelecimento de vínculos afetivos entre mãe e bebê, refletindo no desenvolvimento emocional e social da criança. Apesar de ser o alimento mais completo, apenas 38% das crianças de até seis meses no mundo recebem exclusivamente o leite materno. As crianças amamentadas têm menos diarreias, doenças respiratórias, otites, e menos chances de, no futuro, desenvolver doenças como obesidade e diabetes. Além disso, ao sugar o peito, o bebê tem o desenvolvimento mais harmonioso. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, com aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses, sem necessidade de sucos, chás, água e outras fontes de líquidos ou sólidos.