Governo Municipal realiza abertura do XVIII Festival de Quadrilhas Juninas em Altaneira com grande público

Em sua décima oitava edição, o Festival de Quadrilhas Juninas de Altaneira marcou, na noite de ontem (29/06), a abertura do São João 2018 do município de Altaneira. Durante três dias, vários grupos irão se apresentar ao público e jurados, a partir das 19h30, no Ginásio Poliesportivo, no bairro Santa Tereza. A grande final acontece no próximo domingo, quando os últimos Arraiás irão se apresentar e os jurados divulgarão o resultado para a entrega do troféu e o prêmio de R$ 1.500 mil e quinhentos reais. As segunda e terceira colocadas levarão para casa premiação no valor de R$ 1.000,00 mil reais e R$ 500,00 quinhentos reais, respectivamente.

Primeira a se apresentar, a Creche Ciranda do Saber, em seguida foi a vez das escolas Joaquim de Morais, a Fausta Venâncio que homenageou os 60 anos de emancipação política da cidade, o Arraiá da Vá Idade, contou a história do Pe Cícero, em seguida a Escola Santa Tereza fez sua homenagem em Cordel, seguindo com a Escola Joaquim Rufino rendeu uma bela homenagem ao primeiro Arraiá dos Casados de Altaneira, Joaquim Soares, última a se apresentar, o Arraiá do 18 tão se inspirou no Arraiá do Ribuliço e levantou o público presente.

A Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Leocádia Soares, destacou que a intenção da atual gestão foi de produzir um São João alegre e voltado ao resgate das tradições populares. Segunda ela, outro ponto importante foi o convênio firmado com o Governo do Estado, através da Casa Civil, que possibilitou ao município montar um festejo de qualidade e com poucos gastos. “Fizemos questão de proporcionar ao público uma festa animada e que valorizasse a riqueza da cultura altaneirense e nordestina. E acho que conseguimos atingir nosso objetivo ao realizar um concurso de quadrilhas juninas, prestigiando a prata da casa. Temos a certeza de quem vier a Altaneira para conferir nosso São João sairá daqui satisfeito por ter estado em contato com a nossa tão bela cultura popular”, afirmou Leocádia.

Na cerimonia de abertura estiveram presentes, o prefeito Dariomar Soares, a primeira dama Maria Eliane, Secretária de Educação e Cultura, Leocádia Soares, Luan Kaio (Saúde), Humberto Batista (Administração e Finanças), Ceza Cristóvão (Agricultura e Meio Ambiente), Paulo Almeida (Infraestrutura), vereadores, homenageados pelas escolas e demais autoridades.

O prefeito Dariomar Soares destacou a importância de manter a tradição regional que atrai todos os anos centenas de pessoas. Dariomar aproveitou ainda para comentar a respeito das emendas parlamentares recém liberadas para custeio na saúde.

Nos próximos dias, ao longo da fase classificatória, se apresentam no Ginásio Poliesportivo diversos Arraiás de várias regiões.

Confiram registros a baixo: