SME adere a programas para combater a exclusão escolar

Uma das principais diretrizes do Governo Municipal está pautada na educação. E para garantir que cada criança e adolescente esteja em sala de aula aprendendo, o Governo Municipal ”Altaneira Nas Mãos do Povo” aderiu ao programa Busca Ativa, Novo Mais Educação e Peteca, esses dois já trabalhados no municípios. Foi para apresentar esse programa e buscar estratégias intersetoriais que a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma reunião na manhã da última sexta-feira (22/02).

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita que identifica, registra, controla e acompanha crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, o município tem dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar, de forma a atender o Plano Nacional de Educação.

Um dos pilares do programa consiste na “intersetorialidade”, envolvendo diversas áreas da gestão pública. A ideia é que cada Secretaria, dentro das potencialidades das suas tarefas de rotina, possa contribuir com a Busca Ativa. Seja na identificação de uma criança ou adolescente fora da escola, ou acionamento de medidas necessárias para matrícula e permanência do estudante na unidade escolar.

A secretária de Educação, Leocádia Rodrigues, explica a importância da ação: “O aluno que está fora da escola está vulnerável, e se ele está vulnerável, ele tem predisposição para o tráfico, para as coisas incorretas. E o aluno que está na escola, está aprendendo e preparando a sua vida para o futuro”, destacou.

Confiram: