Secult divulga programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas

Entre os dias 10 e 14 de novembro, mais de dois mil artistas irão compor uma vasta programação de cerca de duzentas atividades artístico-culturais gratuitas distribuídas em mais de vinte e oito cidades da região sul do estado do Ceará.

As apresentações estão fracionadas entre artes cênicas e tradição, áudio visual, música, as linguagens de literatura e momentos de formação e intercâmbio com o Seminário Arte e Pensamento e a Feira Popular de Cultura.

O Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, tornou público na manhã desta segunda-feira, 06, as atrações que farão parte dos dois dias programação em Altaneira. No próximo domingo, 12, o público dançará ao som do sanfoneiro Fábio Carneirinho e do forrozeiro Waldonys. No dia subsequente, haverá a apresentação do espetáculo “Ch@furdo de Dona Zefinha” – que em 2017 completa mais de 20 anos de atuação, conforme informações já divulgadas neste site.

Síntese do espetáculo

O cenário é composto por três irmão que se juntam para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos.  Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos.

O grupo supracitado tem sede na Casa de Teatro Dona Zefinha, localizada no município de Itapipoca.

Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias.

A inclusão do município na programação da mostra é fruto da renovação da parceria entre a prefeitura e o Sesc ocorrida no último dia 10 de outubro.

O secretário Antônio de Kaci afirma que toda a programação ocorrerá na Praça Manoel Pinheiro de Almeida (Calçadão Municipal).