Secretário de Infraestrutura participa de Oficina dos Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Na última quarta-feira, 03 de maio, o município de Juazeiro do Norte foi sede da Oficina dos Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PRGIRS), Regional do Cariri.

O evento agregou vários secretários ligados ao meio ambiente e a infraestrutura de municípios da região do cariri. O Secretário de Infraestrutura de Altaneira, Paulo Almeida ressaltou que a oficina visou apresentar e discutir acerca das formas de tratar os resíduos sólidos de maneira sustentável.

Ainda segundo o secretário, o momento serviu para apontar políticas públicas dentro dos limites de cada município e em parceria a esfera estadual visando solucionar os problemas advindos desses resíduos.

Paulo lembrou que uma das principais bandeiras de luta do município e que contribuiria significativamente para sanar o problema do lixo a céu aberto é a construção de um aterro consorciado, mas que tem em esbarrado em questões burocráticas, além da dificuldade financeira dos municípios envolvidos na causa.

A implantação do Aterro Sanitário mencionado pelo secretário ocorreria no sítio Gravatá (Jardim) e custaria aproximadamente R$20 milhões (vinte milhões de reais), fazendo parte de um Projeto de Desenvolvimento Regional do governo do estado. Note-se que o Aterro Consorciado do Cariri é um empreendimento financiado com recursos do Banco Mundial (Bird) e, como tal, deve cumprir as salvaguardas socioambientais estabelecidas pela instituição.