Secretário de Governo e Assessoria Contábil participam do IV Seminário sobre Transparência Pública

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, sediou nesta quinta-feira, 21, a IV edição do Seminário sobre Transparência Pública, uma ação desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e apoiada pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane).

Cerca de 250 (duzentos e cinquenta) pessoas, entre gestores (as) públicos, secretários (as), prefeitos (as), presidentes (as) de Câmaras, vereadores (as), lideranças comunitárias, estudantes e sociedade em geral estiveram no evento que tinha a finalidade discutir pautas como Transparência e o Combate à Corrupção com foco nos controles externos e social.

Segundo informações no portal do órgão realizador do seminário, Edilbeto Pontes, ora na função de presidente da corte, falou acerca das denúncias e do controle que deve ser exercido pela sociedade que precisa ser pautada em evidências e na gravidade. “Quanto mais evidências você mandar, sobre a gravidade do caso, mais chances de o tribunal apurar e tomar as devidas providências”, disse. Ele mencionou ainda sobre o papel das instituições e afirmou que elas necessitam exercitar a arte do diálogo, uma vez que o Tribunal de Contas não pode ser uma instituição autocrática, que fique ditando regras.

Discursaram também Cliff Villar, diretor de Marketing do Grupo de Comunicação O Povo, Arnon Bezerra, prefeito de Juazeiro do Norte e Roberto Rodrigues Ramos, pró-Reitor da UFCA.

Altaneira esteve presente no encontro através da participação do Secretário de Governo, o professor Deza Soares e assessorias contábil e jurídico-administrativa. Em diálogo com a assessoria municipal de comunicação, Deza arguiu sobre a urgente necessidade de se debater acerca dessa temática principalmente em um cenário de desalento em que o pais atravessa. Segundo ele, “a maneira mais eficiente de se fazer gestão sem corrupção é com o acompanhamento diário da população e de igual modo, com as gestões dialogando o tempo todo com a comunidade.”

O secretário justificou a ausência do prefeito Dariomar Rodrigues no seminário em virtude de viagem à Brasília em busca de recursos financeiros para melhoramento das ações do governo e consequentemente, benefício do povo altaneirense.