Secretário de Governo Deza Soares participa de Oficina de Monitoramento do PPA

Representantes de 29 cidades da região do cariri participaram nesta terça-feira, 11, na Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus Pimenta (Crato), de um encontro promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

O encontro visava avaliar a execução do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e construir diretrizes para o biênio 2018-2019. Para tanto, participantes da União, do estado, dos municípios, dos setores produtivos das cidades e do campo, das organizações do terceiro setor e da sociedade civil, receberam uma Oficina de Monitoramento do PPA.

Altaneira se fez presente com o Secretário de Governo, o professor Deza Soares. No ensejo, ele afirmou que a reorganização das ações governamentais para “o segundo biênio do PPA 2018-2019 deve se dá por meio das estratégias de gestão participativa e regionalizada do planejamento público estadual e das diretrizes regionais no Plano Plurianual”. “Por isso”, disse, “foi tão importante a discussão dos eixos ‘Ceará acolhedor; Ceará sustentável; Ceará do conhecimento; Ceará saudável; Ceará pacífico e Ceará de oportunidades’”. O secretário realçou que  o último foi explanado com mais profundidade, “sendo debatido os objetivos estratégicos, tais como: ampliar a infraestrutura e a mobilidade de qualidade necessária ao desenvolvimento do território, fortalecendo a acessibilidade nos órgãos públicos e promovendo a melhoria do planejamento municipal focado na mobilidade; fortalecer a cadeia produtiva da agropecuária, fomentando a industrialização e beneficiamento dos produtos agropecuários, com foco prioritário na agricultura familiar, para ampliar a capacidade de comercialização e geração de renda; garantir o acesso universalizado aos serviços de segurança pública à população, promovendo a intersetorialidade no combate às drogas, violência e acidente de trânsito e, por ultimo, garantir serviços turísticos de qualidade, atendendo as prioridades locais do meio ambiente, diversificando as atividades turísticas, a partir do aproveitamento do potencial turístico da região.

Ainda de acordo com Deza, “foram pontuados no grupo de discussão várias propostas benéficas relacionadas diretamente com o nosso município e municípios circunvizinhos, como seja, a elaboração dos PDDUI’s, elaboração de convênios municípios/estado para conservação e manutenção de estradas vacinais, recuperação/implantação das CE’s na região, implantação de escritório regional do turismo, infraestrutura de acesso aos pontos turísticos, inclusão da região do cariri no marketing turístico do estado, criação de indicadores qualitativos da área turística do cariri, dentre outras”.

Secretário de Governo, Deza Soares, durante reunião na UFCA.

Na segunda-feira, 10, o secretário de governo chegou a participar com equipes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no campus da UFCA, de um encontro que tratou de assuntos concernentes ao desenvolvimento sustentável do município de Altaneira.