Secretaria Saúde realiza caminhada e apresenta estratégias de combate ao Aedes aegypti

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 30, ato de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikunguya.

O evento idealizado pelo Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, concentrou no Ginásio Poliesportivo servidores (as) de várias áreas, além de alunos (as), representantes políticos dos poderes executivo e legislativo, além de representes de classe e de organizações não governamental e saíram em caminhada pelas principais ruas até o auditório da Secretaria de Assistência Social.

O momento visou sensibilização da comunidade para ações e medidas a serem tomadas para combater doenças relacionadas ao Aedes. No rol de objetivos constou apresentar o Plano de Estratégias de Combate ao Mosquito e formar um Comitê no âmbito da municipalidade com delegados (as) que auxiliarão a secretária de saúde nessas atividades.

Discursaram o prefeito Dariomar Soares e a Secretária de saúde Neusa Moreira. Ambos ressaltaram a ausência da população em discussões importantes. “Queria chegar aqui e ver esse auditório lotado e com a presença maciça da comunidade”, disse o gestor. “Não podemos decidir tudo sozinho. Se a culpa é nossa, vamos ter que assumi-la e encontrar formas mais eficientes de envolver a comunidade”, completou. Segundo, tudo o que legal e estiver ao alcance do município irá fazer para contribuir na redução dos índices de infestação do mosquito. Neusa frisou que usou os mais variados meios de comunicação, desde a rádio a internet, mas que o sentimento do prefeito era o seu.

Segundo o Coordenador Municipal dos Agentes de Combate as Endemias, Luciano, em 2016, Altaneira registrou 18 (dezoito) casos de chikunguya e 4 (quatro) de dengue confirmados e que o índice de infestação no primeiros semestre, atingiu 4%. “Para o tamanho do município os dados são preocupantes”, realçou o coordenador antes de apresentar o Plano Estratégico de Combate ao Aedes aegypti e arboviroses.

Luciano lembrou o encontro realizado pelo governo do Estado no último dia 12, em Fortaleza, e que uma das ações é um incentivo de 10 milhões para os municípios com os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya). No plano municipal, destaque para a intensificação de visitas domiciliares para a eliminação de potenciais criadouros e desenvolver medidas de prevenção biológica (criação de peixes), química (carro fumacê) e mecânicas (coberturas de todos os reservatórios nos domicílios).

Clique aqui e acesse a página do Governo Municipal de Altaneira no Facebook e confira todas as fotos do momento.