Secretaria de Saúde realiza testes de sífilis, hepatite e HIV

0

O governo municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, está aderindo a Campanha “Julho Amarelo” do Ministério da Saúde para a realização de testes gratuitos de sífilis, hepatite e HIV.

Segundo informações de Elodie Hyppolito, médica hepatologista do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), as hepatites B e C, que são silenciosas, atacam um em cada 100 (cem) cearenses. Já um levantamento feito pelo Ministério da Saúde contatou que três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua vez, estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

Ainda de acordo com dados destes órgãos, a falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste e no caso positivo, busquem o tratamento.

Tendo este quadro como panorama e visando prevenir essas doenças virais, a secretária de saúde comunica a população altaneirense que as unidades básicas, bem como o Hospital Euclides Nogueira Santana estarão entre os dias 24 e 28 acolhendo, realizando testes rápido de diagnóstico e vacinando.

É digno de registro que as Hepatites B e C são transmitidas através de relações sexuais sem proteção e ao compartilhar materiais cortantes, como lâminas de barbear, escovas de dente e agulhas.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade