SAS realizará o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Terça-feira, (21/08), será realizado em Altaneira, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. O fórum tem abertura confirmada para as 07h:30min, no auditório da Secretaria de Assistência Social.

O  evento é um ‘pontapé inicial’ para obtenção da edição 2017/2020 do Selo Unicef, e é organizado pelo Governo Municipal de Altaneira, através da Secretaria de Assistência Social, para viabilizar aos atores do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes espaço para o debate de melhorias de políticas públicas voltadas para o tema.

Para a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Eliane Alencar, o selo é de fundamental importância, pois é uma ferramenta democrática, positiva, que  pode fazer uma diferença muito grande na formação de novos cenários, “O Selo nos ajuda a planejar e executar a melhor nossas ações nos atendimentos sociais, com a participação efetiva de todos os atores comprometidos e do protagonismo juvenil,  teremos melhores  resultados”, disse.

Selo Unicef

O Selo é uma certificação de padrão internacional que reconhece os esforços dos municípios que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância.

Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação da população de até 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos.  São analisados índices como Mortalidade infantil, Óbito materno e infantil, Pré-natal, taxa de abandono no ensino fundamental, distorção idade-série do ensino fundamental e percentual de crianças de até um ano com registro civil.