Prefeito usa tribuna da Câmara no encerramento dos trabalhos legislativo

A Câmara Municipal de Altaneira realizou na noite deste quarta-feira, 13, a última sessão ordinária antes do recesso. O prefeito Dariomar Soares participou dos trabalhos da casa e usou a tribuna para apresentar balanço das ações concernentes ao seu primeiro ano de mandato.

Dariomar, de forma sintetizada, pontuou as ações por secretária e argumentou que está se valendo do concurso público realizado em 2015 para efetivar servidores e servidoras. “Desde que assumimos, já lançamos diversos editais convocando servidores (as) – uma enfermeira, uma odontóloga, uma professora de matemática, uma professora de educação física, um técnico agropecuário, quatro motoristas e dois guardas”, ressaltou.

As parcerias e as constantes viagens em buscas de recursos e de se reciclar também foram mencionadas. Ressaltando o encontro com Fernando Santana, secretário-adjunto do Gabinete do Governador Camilo Santana, ele arguiu que foi apresentado propostas e buscou angariar recursos para as áreas da agricultura e cultura. De igual modo, destacou ainda a reunião na Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra) que teve como finalidade dialogar acerca da continuidade das obras do Estádio de Futebol “O Batistão” e da Quadra Coberta localizada no sítio Taboquinha.

Ao falar da conquista da construção da CE que liga Altaneira a Assaré, Dariomar afirmou que em virtude dos trâmites burocráticos do processo licitatório, ainda não foi possível a assinatura do termo de serviço, mas que tudo indica que será assinado no próximo dia 18, inclusive com a possibilidade da presença do Governador Camilo Santana. Segundo ele, o fato dessa estrada sair em seu mandato, não é motivo de vaidade, mas que representa uma conquista de todos os ex-gestores e vereadores que lutaram para que isso viesse a ocorrer.

Dariomar foi questionado pelo parlamentar Adeilton acerca do precatório e da resposta ao MPF que  o recomendou o repasse dos recursos aos professores. O prefeito que já tinha encerrado o relatório, pediu para que pudesse voltar a falar. Segundo o gestor, ofício resposta já fora encaminhado ao órgão fundamentando não ser possível acatar a recomendação.  Dentre os pontos da justificativa, ele destacou a orientação advinda do Tribunal de Contas da União (TCU) que apregoou que esses recursos devem ser utilizados conforme preceitua o Art. 21 da Lei 11.494/20017; citou também que há uma ação tramitando na Justiça Estadual, na Comarca Vinculada de Altaneira e por último, argumentou acerca da própria lei sancionada no último dia 08 que estima a receita e fixa a despesa do município para 2018. Nesta, por unanimidade, os parlamentares altaneirenses proibiram, por emenda modificativa, a utilização de 60% dos presentes recursos antes do trânsito em julgado de quaisquer ações judiciais, movidas por profissionais do magistério.

Dariomar mencionou que as justificativas ora apresentadas já foram também direcionadas ao Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (Sinsema).

Clique aqui e confira integra do relatório das ações do primeiro ano de mandato de Dariomar

Foto: Júnior Carvalho/ Câmara de Altaneira.