Prefeito Dariomar e Secretária de Assistência Lan visitam aterro sanitário de Timbó, em Santa Catarina

Há cinco anos que Timbó, cidade localizada no Estado de Santa Catarina, se tornou referência no país por ter implantado um aterro sanitário com mais de 20 hectares e longe dos pontos de captação de água e das áreas de preservação permanentes.

O aterro é utilizado para depósito e tratamento de mais de 1,5 mil toneladas de resíduos residenciais ao mês e, segundo os organizadores tem uma expectativa de vida útil de 15 anos envolvendo nove municípios da região que pagam um valor de R$ 25,00 por tonelada de lixo depositado no aterro. Para a concretização da obra, Timbó contou com a parceria do Ministério do Meio Ambiente, da Promotoria Pública e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), além de participação de outras cidades como Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio.

O prefeito Dariomar Soares e a Secretária de Assistência Social Lan Alencar estiveram nesta terça-feira, 01, em Timbó para conhecer toda a estrutura e a manutenção da obra. Em contato com a Assessoria de Comunicação, o gestor afirmou que ficou impressionado com a forma como foi construído o aterro e reafirmou o desejo de fazer com que um dos principais problemas ambientais de Altaneira, o lixão a céu aberto, seja solucionado.

“Poder testemunhar as maravilhas que se faz com o lixo é muito desafiador para nós enquanto gestor público, pois nos coloca diante de uma realidade que não podemos mais adiar. Tratar a questão do lixão é uma questão de sustentabilidade e de saúde pública”, ressaltou ele por telefone.