Inovação, tecnologia e democratização do acesso à internet: três escolas do município são contempladas pelo Educação Conectada

0

Através do programa Educação Conectada, do Governo Federal, Altaneira dá mais um passo rumo à democratização do acesso nas escolas e à inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano na rede da educação básica. É que esta semana 3 (três) escolas foram contempladas com o programa do Governo Federal, intitulado Política de Inovação Educação Conectada. Esta inciativa, visa levar Internet de alta velocidade e universalizar o acesso nas escolas públicas. O programa também abrange a formação de professores para o melhor aproveitamento das novas tecnologias em práticas pedagógicas, o que significa que, a partir de agora, as três unidades do município poderão, através do Educação Conectada, oferecer conexão e conteúdos digitais para alunos e professores.

O Papel do município via gestores educacionais foi decidir pela adesão ao Programa e se prontificar a arcar com a contrapartida designada. O Município se comprometeu a designar via Secretaria de Educação um professor do município com vasto domínio na área de informática para fazer uma Capacitação no Programa Educação Conectada. Foi designado o Professor José Evantuil para ser o Formador, por já ter um histórico de atuação nesse campo com ministração de inúmeras formações, como o PROINFO, e desenvolvimento de projetos de Inclusão Digital nas escolas por onde passou. No papel de formador, Evantuil juntamente com os núcleos gestores e professores fizeram uma varredura para identificar os reais pontos fracos de cada escola. Feita a demanda, é hora de criar um Plano Municipal de diagnóstico das demandas e necessidades de cada escola, para aquisição da modalidade de equipamentos e quantidades dentro das reais exigências e necessidades, seja tecnológicas, pedagógicas ou financeiras. 

O Programa é monitorado e alimentado pelo Técnico Nenzinho, que acompanha todas as movimentações do PDDE Interativo, tudo em consonância com cada gestor de escola. Alguns municípios do Ceará foram contemplados na primeira etapa e já estão em fase de implantação e desfrute do Programa. Agora é nossa vez. O Programa Educação Conectada trará grandes benefícios para as três escolas contempladas nessa etapa: Escola 18 de Dezembro, Escola Joaquim de Morais e Escola Fausta Venâncio. 

“O fazer pedagógico e a forma de aprender nunca mais será a mesma. O Programa fará radical transformação na vida educacional de Altaneira”, disse o articular municipal do Programa Professor Evantuil. Nessa fase a escola receberá o laboratório completo com equipamentos e a internet. O próximo passo agora será o articulador local repassar uma mega formação na área de tecnologias para utilização e melhoria do fazer pedagógico para todos os profissionais do magistério.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade