Inclusão da pessoa com deficiência é foco de seminário promovido pela Assistência Social

0

Nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, será o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, o Governo Municipal de Altaneira, através da Secretaria de Assistência Social deram sua parcela de contribuição e promoveram, na manhã desta quarta-feira (19/09), no auditório da Secretaria de Assistência Social, um seminário para se discutir a questão com o tema “Somos todos iguais em nossas diferenças”. O evento possibilitou o debate e a troca de conhecimentos sobre as ações voltadas para a pessoa com deficiência, desenvolvidas nos diversos setores das políticas públicas.

O Seminário realizado de 08h:30min as 12h, no Auditório da Secretaria de Assistência Social, teve como objetivo discutir as questões que dizem respeito às pessoas com deficiência e conhecer a demanda que há na cidade. No evento, falaram a Secretária de Assistência Social, Eliane Alencar, representando os secretários, além dos palestrantes: Vanderleia Oliveira, coordenadora do CadÚnico, que abordou o BPC –  

Benefício de Prestação Continuada, ressaltando a finalidade do programa em slide. Wanderley Oliveira, cadeirante e Assis Filho, assessor técnico. Wanderley comentou sobre sua deficiência, as dificuldades desde o infeliz ocorrido que foi em 2001 até hoje, como também as melhorias que estão ocorrendo. Já Assis Filho, mostrou os índices dos deficientes do Brasil, Ceará e Cariri.

O prefeito Dariomar Rodrigues na sua fala, se emocionou, lembrando do filho Hércules que também é deficiente, perdeu sua perna em um assalto. Enfatizou que eles são heróis, são capazes, normais. Lembrou que na época do ocorrido, Wanderley junto com o Juan Levi foram até a sua casa levar uma palavra de conforto ao seu filho, e finalizou que eles são normais e nos os deficientes.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola, dessa forma, é necessário maior respeito e inclusão. Outro dado importante é que a maioria das pessoas com deficiência não conseguem acessar o mercado de trabalho. Participaram ainda do Seminário, núcleos gestores, conselho tutelar, psicólogas, assistentes sociais, formadores do +PAIC, público alvo e a Banda Municipal de Música PE David Moreira, que abrilhantou o evento com uma belíssima apresentação. 

Registros abaixo:

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade