Festa dos Caretas e Exposição “de Juazeiro a Canindé” movimentam Altaneira na abertura da semana santa

0

O município de Altaneira iniciará na noite deste sábado, 08, uma das mais tradicionais festas que ocorre durante as comemorações da Semana Santa. A festa dos caretas nesta municipalidade é uma das mais antigas e símbolo das manifestações culturais populares.

O evento que marca a abertura da semana santa começará a partir das 18h00 no calçadão com o cortejo e apresentação dos caretas que durante anos vem mantendo essa prática percorrendo as ruas da cidade, os sítios e até em municípios vizinhos em busca de alimentos para exposição em forma de círculo e com uma espécie de chicote feito de sola perseguem e batem nas pessoas que tentam invadir o circulo para roubá-los.

Segundo o Secretário de Cultura, Antonio de Kaci, a apresentação dos caretas representa uma simbologia cultural popular muito forte e singular que vem se mantendo com crianças, jovens e homens de mais idade mesmo diante dos avanços tecnológicos.

Para Marcos Rodrigues, integrantes de um dos grupos, essas manifestações demonstram uma riqueza cultural muito grande, necessitando, pois, de um trabalho de ampla divulgação para que elas possam continuar nas próximas gerações.

Ainda de acordo com Antonio de Kaci, o sábado será marcado também por músicas ao vivo com Charles Tocador e pela exposição “De Juazeiro a Canindé – na trilha da fé”. O ato é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, com instalações e esculturas de três artistas plásticos que visa percorrer diversos municípios.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade