Escola Disneylandia promove encontro com pais de alunos para debater Sustentabilidade

Na tarde da última sexta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Assistência Social, a Escola de Ensino Infantil Disneylandia reuniu professoras, pais e mães de alunas e alunos, para debater, refletir e traças metas plenas para a preservação do meio ambiente.

A ação faz parte do projeto “Pais e Escola Juntos na Construção do Saber” desta instituição de ensino que no seu 4º encontro teve como temática “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. O professor de Biologia da rede estadual de Ensino e atual Secretário de Governo desta municipalidade, Claudovino Soares, popularmente conhecido por Deza, foi o convidado para ministrar palestra acerca do tema que subsidiou o evento.

Pais de alunos (as), professoras e demais integrantes da comunidade em evento da Disneylandia que discutiu sustentabilidade ambiental

No ensejo, Deza enfocou sobre os principais desafios em se construir cotidianamente a sustentabilidade ambiental, uma vez que para a garantia do desenvolvimento social e econômico, os diversos setores, principalmente os industriais- nas grandes, médias e pequenas cidade – não estão levando em consideração a preservação de um dos maiores patrimônios da humanidade, o meio ambiente, agredindo-o. Para ele, é fundamental o usar de forma racional os recursos que a natureza oferece, garantido o máximo possível sua longevidade e disse que ações simples como a adoção da agricultura orgânica, o plantio e replantio de mudas podem contribuir de forma significativa para manutenção das condições de vida das pessoas e de outras espécies. A revitalização da Lagoa Santa Tereza não deixou de ser destacada, sendo mencionada como ação a longo prazo que será incorporada no Plano Municipal de Sustentabilidade.

Segundo o palestrante, essas atitudes são de extrema importância face ao cenário de degradação natural alarmante e que as escolas precisam estar na linha de frente desta discussão, pois delas sairão jovens com consciência ambiental. Essa mesma palestra foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro.

Conforme a diretora da Disneylandia, a professora Socorro Lino, o projeto visa ainda a preservação das árvores antigas no município e, que para tanto, pretende incitar vereadores e vereadoras a discutir sobre uma legislação que fomente esta proteção de forma definitiva. Pela lei que se almeja aprovar, todas as árvores serão catalogadas.