Entrega do Selo Unicef Município Aprovado Altaneira 2013-2016

0

O Governo Municipal de Altaneira juntamente com a Secretaria Assistência Social Audilene Fernandes e a Articuladora do Selo UNICEF Socorro Mendes Secretário Municipal de Educação Dhony Nergino foram receber o SELO UNICEF edição 2013/2016 confira a publicação na rede social Face book neste sábado dia (10/10) mostrando mais uma conquista pelo Município de Altaneira pelo Secretário Municipal de Educação Dhony Nergino.

“Já estamos aqui no Centro de Convenções para receber o Selo Unicef Município Aprovado Altaneira é Campeã”. Palavras do Secretário Municipal de Educação Dhony Nergino 

Foram 85 municípios no estado do Ceará que participaram e Altaneira pela primeira vez fica marcada na história de suas conquistas pelo  cuidado e atenção às crianças e adolescentes do município de Altaneira dispensados pelo Governo Municipal através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e demais órgãos de proteção renderam para o município pela primeira vez um Selo Município Aprovado – Edição 2013-2016. O Selo é um reconhecimento internacional de que o município trabalhou e alcançou metas em relação à qualidade de vida das crianças e dos adolescentes.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu neste dia (10/12) de Dezembro em Fortaleza com a presença do Prefeito José Eles de Oliveira, o Secretário Municipal de Educação Dhony Nergino, juntamente com a Secretaria Assistência Social Audilene Fernandes e a Articuladora do Selo UNICEF Socorro Mendes, Secretária Municipal de Saúde Neusa Moreira, a Assistente Social Mariana Mathias, a Presidente do Conselho Municipal da Criança de Altaneira, Maria de Lucena e Governador Camilo Santana no Centro de Convenções para receber o Selo Unicef Município Aprovado Altaneira com muita alegria e reconhecimento  que o Selo é uma conquista de cada conselheiro, de cada secretário e de suas equipes, que se empenharam em realizar cada atividade em prol da melhoria da qualidade de vida das nossas crianças. Dentre eles adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, ao Conselho Tutelar, a todos e todas que se dedicaram para que conquistássemos esse Selo.

Muito feliz por esta conquista e quero oferecer a participação da Educação neste processo aos Nossos Professores (as), Profissionais da Educação, Alunos e Famílias. Secretário Municipal de Educação Dhony Nergino.

O que é o Selo UNICEF?

A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

Vivemos em um município; moramos em uma cidade e é nela onde nos reconhecemos e exercemos nossa cidadania. Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico, mental e emocional – de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive.

Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF – Município Aprovado.

O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Expansão – O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição do Selo, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo UNICEF no Estado da Paraíba e em 2006, após a realização de 3 edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para municípios de mais 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). Juntos com o Ceará, estes formam os 11 estados comprometidos com o pacto “Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido” – documento que atesta o compromisso assumido em 2004 pelos governadores destes estados em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

Metodologia – Daquela primeira iniciativa no Ceará até hoje já foram cinco edições, estando a sexta em andamento, com 1262 municípios inscritos, apenas nos estados que integram o Pacto, o que demonstra a capacidade de mobilização que o Selo traz em si e a possibilidade real da vida de milhares de meninos e meninas moradores do semi-árido brasileiro serem transformadas.

Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É dado um prazo aos municípios que não possuem um CMDCA ativo, a contar do prazo final das inscrições, para apresentar a lei de criação do conselho e a ata da primeira reunião.

Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade sócio-econômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que serão analisados no início e no final da edição do Selo. O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.

15327483_1162707313797635_1241999577240590719_naltaneira-selo-unicef-bandeira15327409_1162707310464302_5506329141366568194_n15350676_1162435593824807_664490146294644453_n15380350_1162707317130968_7126682290190380111_n

Essa é mais uma do Informativo de comunicação

Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Altaneira

Rua Furtado Leite, 272, Centro – Altaneira-CE-CEP: 63195-000 Telefone: 3548-1185
Prefeito Jose Eles de Oliveira

Observação: Matéria sujeita a correções e mudanças devido os andamentos dos trabalhos

Neste Site, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde, educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes que envolvem as obras e ações do Governo Municipal de Altaneira e toda equipe administrativa

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal: Jean Gasque

Fotos: Secretário Municipal de Educação Dhony Nergino

EdIção de matéria: Jean Gasque – Assessoria de Comunicação do Governo Municipal 2016

Altaneira/CE, 10 de Dezembro de 2016

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade