Encerramento da campanha ‘Outubro Rosa’ alerta mulheres para o silêncio como causa do adoecer

Em aderência a campanha nacional ‘Outubro Rosa’, a administração municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, intensificou durante todo o mês uma série de atividades visando conscientizar e alertar mulheres acima de 40 (quarenta) anos para a importância do diagnóstico precoce na cura do Câncer de Mama.

As ações chegaram ao final na manhã desta terça-feira, no auditório da Secretaria de Assistência Social, com uma palestra desenvolvida pela psicóloga do município, Wilianne Soares Nobre, envolvendo boa parte da comunidade altaneirense. Na abertura do encontro, a Assistente Social que atua junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito desta municipalidade, Tatiane Evangelista, trouxe à luz um histórico de como se surgiu a campanha e do que ela trata, bem como das atividades já desenvolvidas pela secretaria.

Segundo ela, a noção de ligar o mês de outubro com a cor rosa como movimento de prevenção ao câncer de mama emergiu nos anos 90 do século passado nos Estados Unidos e ainda assim com discussão sobre o tema de forma isolada. Porém, no Brasil, as discussões são bem mais recentes, datando dos anos 2000 de maneira bem tímida.

Representando o prefeito Dariomar Soares que se encontra na capital do estado participando de reunião sobre a demanda reprimida das necessidades de Traumato-Ortopedia, na sede da Aprece, o Secretário de Governo Deza Soares, parabenizou à secretaria de saúde pela promoção do evento, o público por se engajar nas discussões e chamou a atenção para o fato de que o câncer de mama também pode ocorrer nos homens, pedindo a estes que também se envolvam de maneira mais efetiva nas campanhas, bancando a prevenção.

A gente do MaisPaic, Micirlandia Soares, que esteve representando a secretaria de educação, seguiu na mesma linha de pensamento de seu antecessor, complementando que o ‘outubro rosa’ vem para alertar as mulheres para a necessidade de procurar de forma frequente o médico e realizar mamografia, realçando que a campanha serve principalmente para que elas se autoexaminem a partir do toque nas mamas.

O coordenador Júnior Paulino e a vereadora Silvânia Caldas de forma breve reeditaram a fala de seus antecessores, agradecendo a equipe da saúde pelo empenho e comprometimento com a causa, ao passo que externaram a gratidão aos (as) presentes.

Após isso, Wilianne Soares, versou acerca do silêncio como possibilidade da causa do adoecer, enfocando sua fala no ato de conhecer a si mesmo para superar medos e buscar tratamentos.

Abaixo outras fotos do evento soba as lentes de João Alves.

Encerramento Outubro Rosa (44)

Tatiane Evangelista, Assistente Social do município.

Encerramento Outubro Rosa (2)

Wilianne Soares Nobre, psicóloga do município.

Encerramento Outubro Rosa (24)

Micirlândia Soares, Gerente Municipal do MaisPaic.

Encerramento Outubro Rosa (14)

Deza Soares, Secretário Municipal de Governo.

Encerramento Outubro Rosa (21)

Silvânia Caldas, Vereadora.

Encerramento Outubro Rosa (25)

Júnior Paulino, Coordenador da Saúde.

Encerramento Outubro Rosa (10)

Mesa por ocasião do encerramento do ‘outubro rosa’.

Encerramento Outubro Rosa (12)

Publico por ocasião do encerramento do ‘outubro rosa’.