Em sessão solene, agricultores (as) familiares são homenageados (as) e recebem Sipaf

0

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, solicitou da mesa diretora da Câmara Municipal espaço para a realização de homenagens aos agricultores e agricultoras familiares em face da passagem do Dia Municipal da Agricultura Familiar a ser comemorado no próximo dia 30/09, por força de lei.

Segundo o Secretário, a antecipação para o dia 27 se deu em virtude de que a próxima sessão se daria só em outubro, o que faria que a realização da solenidade se desse fora do mês. Com um auditório lotado, Ceza, visivelmente emocionado, arguiu acerca da importância desse setor no município e que, diante de um cenário de retirada de direitos que vem se dando nos últimos meses, estar a frente da pasta apresentando resultado de ações relevantes que fortalecem e valorizam a agricultura familiar em Altaneira era gratificante. Não isentou o presidente Temer dos cortes de recursos, principalmente em programas agrícolas, mas frisou que o problema do país não é só ele (Temer). “Queria dizer Fora Temer, mas não vou dizer. Será que o problema do Brasil é só o Temer….”, e foi taxativo ao ressaltar que se tratava de um reflexão.

No bojo da apresentação, Ceza fez uma síntese da Lei Nº 521, de 20 de setembro de 2011 que fundamentou o momento e concluiu afirmando que mesmo diante dos problemas enfrentados pela agricultura familiar, como por exemplo – a expansão desenfreada do agronegócio – o setor vem ganhando incentivos, sendo, pois, responsável por quase 70% dos alimentos consumidos no país. E disse que se sentia feliz por ter recebido mais uma oportunidade da gestão para ficar a frente de secretaria e muito mais por proporcionar a entrega de certificados a 22 (vinte e dois) agricultores (as) que lhes permitirão ampliar seus poderes de comercialização intermunicipal e interestadual, ao passo que agradeceu as parcerias firmadas com a secretaria e o corpo de funcionários (as) desta.

O vice-prefeito, Charles Leite, defendeu que os investimentos no setor não podem e nem devem parar e chamou endossou as palavras do secretário ao arguir que a agricultura é a principal atividade econômica do município, ao passo que parabenizou os agricultores e agricultoras presentes.

Representando a classe de agricultores, João Bel, da Horta Dois Irmãos, fez uso da tribuna. João afirmou que era uma alegria estar participando do momento e foi elucidativo ao argumentar que para ele “não era uma obrigação ser agricultor, mas uma satisfação”.

Os servidores Flávio e Rafael fizeram uma explanação dos principais projetos, ações e conselhos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagri) e em parceria com outros setores, como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o Guia de Transito Animal (GTA), o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), o Hora de Plantar, Garantia Safra, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), dentre outro.

Ao voltar com a palavra, o secretário Ceza convidou os (as) homenageados (as) para receberam o certificado alusivo ao Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf).

No uso da palavra, vereadores (as) se revezaram nos elogios a administração municipal e a secretaria, em particular pela dedicação a um setor tão importante no município, ao passo que parabenizaram a equipe de trabalho da pasta e os (as) protagonistas da noite.

A sessão foi prestigiada também por vários (as) servidores (as), familiares dos (as) homenageados (as), o vice-prefeito, Charles Leite, os secretários de Governo, de Administração e Finanças, e de Cultura, Desporto e Turismo, Deza Soares, Humberto Batista e Antonio de Kaci, respectivamente, o procurador municipal, Milton Ferreira, o ex-prefeito João Ivan, o ex-vereador e ex-presidente da câmara, Raimundo Soares, Iran Amorin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altaneira (STRA), a represente da Associação Raízes Culturais de Altaneira, Lúcia de Luena, o vice-presidente da Associação Beneficente de Altaneira (ABA), Nicolau Neto e, Osvaldo David, representante da Adagri.

A Lei que institui 30 de setembro como o dia Municipal da Agricultura Familiar foi sancionada em 20 de setembro de 2011 pelo então prefeito Raimundo Rodrigues da Mota e é fruto do projeto do vereador na época, Deza Soares.

Abaixo outras fotos da sessão.

Publico prestigia sessão solene que homenageou agricultores familiares. Foto: João Alves.

Publico prestigia sessão solene que homenageou agricultores familiares. Foto: João Alves.

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão. Foto: Júnior Carvalho.

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão. Foto: Júnior Carvalho.

João Bel, agricultor. Foto: Júnior Carvalho.

João Bel, agricultor. Foto: Júnior Carvalho.

Vice-prefeito, Charles Leite. Foto: Júnior Carvalho.

Vice-prefeito, Charles Leite. Foto: Júnior Carvalho.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade