Educação, Desafios e Possibilidades é tema da Jornada Pedagógica 2017

Leocádia A Secretaria de Educação iniciou na manhã desta segunda-feira, 23, no auditório da Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro, a Jornada Pedagógica 2017 que tem como tema “Educação, Desafios e Possibilidades”.

A titular da pasta, a professora Leocádia Soares iniciou os trabalhos afirmando que sentia muito orgulho em está assumindo a função de ordenadora de despesa e discorreu acerca da honestidade e de parcerias. “Será mais um ano de honestidade. Quero que vocês, professores e professoras, me veja como parceira”. Ela frisou também acerca dos índices educacionais que o município vem tendo nos últimos anos. “Nossos índices são muito bons. Conseguimos metas outrora só sonhadas” e atribuiu o trabalho ao desempenho dos profissionais do magistério que estão em sala. “Tudo é mérito do professor”, complementou.

Micirlandia

A gerente do Mais PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa), a professora Micirlândia Soares veio para endossar as palavras da secretária ao mencionar a visibilidade nacional que a educação de Altaneira conquistou com os resultados no Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará) vindo a conquistar pela segunda vez o prêmio de escola nota 10. Micirlândia foi taxativa ao citar os principais desafios do grupo da educação. Dois dos principais mereceu destaque como, por exemplo, a permanência do aluno na escola e a manutenção ou elevação dos índices alcançados que, segundo ela, são essenciais para a qualidade da educação dentre dos ambientes de ensino-aprendizagem. O trabalho dos (as) formadores (as) do PAIC foi destaque em sua fala. Ainda segundo ela, este ano o foco será o Ensino Fundamental II e ressaltou que a equipe da secretaria está em diálogo com os órgãos do estado para ver a possibilidade de formações para a área de ciências humanas.

Charles Leite No ensejo, o vice-prefeito Charles Leite (PDT), usou a palavra para parabenizar os profissionais ali envolvidos e pediu paciência e esforço para dar sequência aos resultados já mencionados e justificou a ausência do prefeito Dariomar Soares (PT) e da primeira dama e secretária de assistência de assistência social, Lan Alencar, que estão fora do município em busca de recursos.

Isto posto, houve o momento em que as equipe técnica-administrativa da Secretaria de Educação foi apresentada pela titular da pasta. De igual modo, a Gerente do Mais PAIC assim o fez com o seu grupo que ficou constituído da seguinte maneira:

Eixo de Educação Infantil – Professora Maria Luiza;
Eixo de Alfabetização – Professora Marcia Teixeira;
Eixo Fundamental I – Professora Arlina Alves (Português);
Eixo Fundamental II – Professora Pepeta Caldas (Português);
Eixo Fundamental II – Professor José Valdo (Matemática);

As direções das instituições de ensino também foram apresentadas:

Centro de Referência da Educação Infantil (CREI) – Diretora (Professora Vanuzia Fernandes); Coordenadora (Isabel Cristina);
Escola de Ensino Infantil Disneylândia – Diretora (Professora Socorro Lino); Coordenadora (Cícera Venâncio);
Escola de Ensino Fundamental Joaquim Rufino – Diretora (Professora Regigleide Soares); Coordenadora (Professora Cícera Belo);
Escola de Ensino Fundamental Joaquim de Morais – Diretor (Professor Antonio Clécio); Coordenador (Professor Dhony Nergino);
Escola de Ensino Fundamental Joaquim Soares – Diretor (Professor Reginaldo Venâncio); Coordenadora (Arlene);
Escola de Ensino Fundamental II 18 de Dezembro – Diretora (Professora Valneir Costa); Coordenador (Professor Adegildo Santana).

Também fez uso da palavra a presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais (SINSEMA), Maria Lúcia de Lucena, o ex-secretário de Educação, o professor Dhony Nergino, o professor Reginaldo Venâncio, os secretários de cultura Antonio de Kaci, de Saúde Neusa Moreira e Elany Cristina.

Na oportunidade, ficou acordado que a jornada pedagógica segue nos dias 24 e 25 com planejamento nas respectivas unidades de ensino e que as aulas terão início na próxima Segunda-feira, 30.

Registro Fotográfico: João Alves