Educação conquista primeiro lugar na Crede18 e a quarta do Estado do Ceará

Aconteceu na manhã desta terça-feira (14/08) um encontro na Secretaria de Educação, entre o Prefeito Municipal, Dariomar Rodrigues, a Secretária de Educação, Leocádia Rodrigues, Equipe +PAIC e a Crede 18, representada por Marta Regia e Taciana. Na pauta: Apresentação do plano de metas e resultados para avaliações externas. No período de dois anos de trabalho intenso a administração conseguiu melhorar os indicadores referentes à educação no município, se tornando a 4a melhor Educação do Estado do Ceará e a 1a da Crede18, conforme anunciado pela Crede. “Hoje a rede municipal de educação possui mais de 1.500 (um mil e quinhentos) alunos matriculados em mais de 5 (cinco) escolas”, revela a Secretária, Leocádia. De acordo com ela, um constante acompanhamento pedagógico é realizado. Há ainda a capacitação constante dos servidores: diretores, professores, merendeiras, vigias, secretários escolares, motorista.

Para acomodar de forma satisfatória esse número de alunos, o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, investiu e continua investindo em reformas, ampliações e construções de novos espaços para atender com excelência a demanda do município, bem como as nucleações da área rural com o objetivo de sanar as classes multisseriadas viabilizando melhorias no processo de ensino aprendizagem. A Rede Municipal de Ensino de Altaneira congrega esforços para garantir que a Educação seja uma prática social de forma a promover  formação ampla e em consonância com as exigências contemporâneas,  para a inclusão social e a superação das desigualdades.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, para que a Educação alcance o patamar de prática social, o poder público deve estabelecer políticas públicas que promovam de forma planejada, articulada e intersetorial a garantia dos direitos sociais. Nesse sentido, a gestão do Prefeito Dariomar Rodrigues empondera valores e avança conquistando e consolidando investimentos na área educacional do município,  buscando o desenvolvimento da Rede pública de ensino, através de programas de incentivo à educação, visando  também o progresso da cidade. É importante ressaltar a adesão e subsídio que os Programas PNAIC e NOVO MAIS EDUCAÇAO, geram com suporte pedagógico aos profissionais, e orientação sobre o processo de ensino/aprendizagem, distorção idade série.

O Prefeito Dariomar Rodrigues atribuiu que todos os projetos executados em 2017 e a implementação na educação, consolida-se a um conjunto de ações que a gestão vem desenvolvendo em todo o município, de forma a assegurar aos munícipes e principalmente às crianças, jovens e adultos estudantes, que o crescimento profissional e social, de todos, necessita de uma educação de qualidade. A nota alcançada supera a de municípios cearenses de grande porte, refletindo o crescimento da educação em Altaneira, apresentando um índice maior do que o projetado pelo Ministério da Educação, ficando com nota 267,6.

Além de comemorar o avanço do índice geral formado pelas escolas municipais da Rede Municipal de Ensino, Leocádia ressalta que as escolas obtiveram índice bastante elevados. “Atingimos índices de países avançados. Isso é resultado de um grande esforço do governo municipal, fazendo investimentos permanentes na Educação em todas as escolas, da zona urbana e da zona rural, na formação e contratação de professores, na inclusão de alunos com deficiência em classes multifuncionais e em infraestrutura, o que garante um ambiente escolar digno e de inclusão”, afirma a secretária. Leocádia afirma ainda que visando aprimorar o Ensino Fundamental, além da mobilização de cabeças e corações para uma verdadeira educação para todos, sem exclusões, a Secretaria Municipal de Educação investe em infraestrutura, dignificando o trabalho na escola pública, incluindo o enriquecimento curricular, a distribuição de material escolar, os uniformes, a melhoria na qualidade da merenda e a formação continuada de professores e funcionários em geral. “Esses dados mostram a educação avançando, preparando cada vez melhor os alunos através de muito trabalho de toda a equipe da Secretaria de Educação em conjunto com a comunidade em benefício das crianças que terão oportunidade de construir um futuro melhor”, avalia Dariomar.

Confiram registros abaixo: