Deza usa tribuna da Câmara para apresentar relatório da Secretaria de Governo

O professor Claudovino Soares (Deza), Secretário de Governo, usou a tribuna do Poder Legislativo na noite desta quarta-feira, 20, visando apresentar um relatório das ações desempenhadas na pasta.

Inicialmente, o secretário mencionou acerca de várias reuniões, como por exemplo a que agregou todos (as) os secretários (as) com a finalidade de construir um plano de trabalho que levassem em consideração as especificidades de cada órgão e que atendessem de forma justa a população e aquelas em que o foco principal eram servidores e servidoras da municipalidade, sejam efetivos (as), temporários (as) e, ou, em cargos comissionados.

Na sua fala houve frisou também as capacitações/formações que ocorreram para estes/as, citando como referência a última ocorrida em 18 de agosto para os condutores de veículos. Ainda neste contexto, Deza ressaltou que é compromisso da gestão buscar meios investir nas pessoas que estão nos postos de trabalhos visando sempre a melhoria e a qualificação dos serviços ofertados a população.

Parcerias

Segundo o secretário, nenhuma administração pode executar boas ações sem firmar ou fortalecer as parcerias. “Por isso”, disse, “estamos sempre buscando contruir parcerias que nos possibilite ir atrás de recursos nas esferas estadual e federal visando a implementação de políticas públicas que possam colocar Altaneira na rota do turismo, do crescimento e desenvolvimento social”. Ele relatou que é interesse da gestão fortalecer as que existem com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e que na próxima segunda-feira, 25, estará junto com o prefeito Dariomar em Fortaleza para acertar os detalhes da parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Esta permitirá o desenvolvimento de projetos importantes para a municipalidade.

Criação de Núcleos

Um dos pontos que mais dificulta a não captação de recursos tanto na esfera estadual quanto na federal é a ausência de projetos. Pensando nisso, a administração irá construir o Núcleo de Elaboração de Projetos (NEP), onde, segundo Deza, “cada secretário irá disponibilizar um técnico para trabalhar nesse setor”. A ideia é fazer com que haja um monitoramento de plataformas por estes visando não perder os prazos na construção de projetos de suma importância para a municipalidade.

A comunicação e a transparência do que é feito ou idealizado pela gestão também mereceu destaque. “Estamos trabalhando para dar transparência a tudo que fazemos ou deixemos de fazer. O nosso portal, hospedado na internet através do endereço altaneira.ce.gov.br encontra-se em fase de aprimoramento. Estamos incluindo serviços que irão facilitar aos navegantes a busca de informações. Além das notícias dos eventos realizados pela administração, os usuários poderão encontrar lá todas as leis, portarias de diárias, decretos, Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), Relatório de Gestão Fiscal (RGF), o portal do contribuinte – uma ferramenta importante e que facilita a aproximação dos contribuintes ao setor Tributário do Município, além de outras informações. Está em fase de conclusão o Portal do Servidor, onde será possível visualizar, salvar e imprimir (se assim desejar) os contracheques. Criamos também uma página no facebook (Governo Municipal de Altaneira), onde os usuários e usuárias podem acompanhar as informações”. Ainda segundo o secretário, há a necessidade de melhorarmos cada vez mais esse setor, visto que algumas ações estão sendo publicadas em espaços indevidos. “Nesse caso”, afirmou, “iremos construir um Núcleo de Publicidade de Altaneira (NPA) ”, de forma a superar isso.

Considerações Finais

Por fim, mas não menos importante, foi destacado os recursos provenientes de emendas parlamentares conseguidos pelo prefeito Dariomar Rodrigues quando este esteve em Brasília (DF). As verbas de mais de R$ 800.000,00 (oitocentos mil) foram conseguias junto ao Deputado Federal Genecias Noronha e ao Presidente do Congresso Nacional, o senador Eunício Oliveira, conforme já publicadas neste portal.

A elaboração do Plano Estratégico de Longo Prazo (PELP), uma idealização da Secretaria de Governo foi citada e a ideia do secretário é promover uma audiência pública com o propósito de apresenta-lo a comunidade.

Nas considerações finais, Deza mencionou que em breve o município passará por um crescimento econômico considerável visto que a empresa de ônibus Guanabara já mostrou interesse colocar linhas que passe por aqui quando da concretização da estrada ligando Altaneira a Assaré.

A foto que ilustra este texto ficou sob as lentes de João Alves.