Conselheiras (os) da Assistência Social participam de formação

0

A Secretaria da Assistência Social promoveu na tarde da última segunda-feira, 03, em sua sede, a I Formação para as (os) conselheiras (os) municipais da assistência social.

Elanny Cristina, Assessora Técnica de Gestão do SUAS.

Elanny Cristina, Assessora Técnica de Gestão do SUAS.

A formação tinha como finalidade orientar acerca dos conselhos e do controle social da política pública na assistência e foi ministrada pela Assistente Social e Assessora Técnica de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Elanny Cristina que, dentre outros pontos versou sobre os marcos da política de assistência social; as competências das (os) conselheiras (os); as diversas maneiras de expressar suas decisões; como controlar a política de assistência; instrumentos utilizados para exercer o controle social; intersetorialidade e transversalidade; capacitação permanente; participação e monitoramento e o controle social dos gastos.

Segundo Ellanny, essa formação visava ainda contribuir na capacitação das pessoas investidas na função de conselheiras (os), de modo que se possa garantir o seu fortalecimento, na perspectiva do exercício do controle social e da participação popular. Ainda de acordo ela, é fundamental que se garanta a intersetorialidade. Para tanto, se faz necessário articular a realização de fóruns e audiências públicas, aperfeiçoar a interlocução e a emissão de deliberação conjuntas entre conselheiras (os) e os conselhos de defesa de direitos, além de criar, garantir e implementar mecanismos de informação, integração e reuniões descentralizadas dos conselhos.

Oito membros participaram da formação que ainda discutiram de forma preliminar acerca da Conferência Municipal da Assistência Social que está prevista para ocorrer em junho. Uma reunião ficou marcada, mas ainda sem data definida, para pautar as propostas que foram aprovadas na última conferência e quais delas foram aceitas e postas em práticas. A partir desse diagnóstico é que serão traçados os novos planos.

Fotos: João Alves

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade