Caminhada e Lançamento do Cartão Mais Infância marcam passagem do 59 Anos de Emancipação Política de Altaneira

A passagem dos 59 Anos de Emancipação Política do Município de Altaneira foi marcado por Caminhadas, Hasteamento das Bandeiras em frente à Câmara e a Prefeitura e do Lançamento do Cartão Mais Infância.

Ex-prefeitos, como Francisco Fenelon Pereira e João Ivan Alcântara, além do ex-vereador e ex-presidente do Legislativo Municipal, Raimundo Nogueira Soares, foram um dos símbolos da política partidária remanescente dos anos finais da década de 50 do século passado que lembram a passagem da então Vila Santa Tereza a categoria de cidade – fato ocorrido a partir da sanção da Lei Nº 4.396, de 18 de Dezembro de 1958 pelo então governador do Estado na época, Flávio Portela Marcílio – a participar dos atos pela manhã.

Com um discurso rápido o prefeito Dariomar Soares falou da importância desse ato cívico, ao passo que frisou as dificuldades econômicas que o município irá enfrentar em 2018. Ele voltou a argumentar que deseja que Altaneira volte a figurar entre os municípios bem colocados no quesito educação e pediu o apoio de todos para superar esse desafio.

Estudantes, professores, professoras, o corpo de secretariado e demais servidores e servidoras também se fizeram presentes, com a banda de música Padre David Moreira animando a manhã com a entoação dos hinos do Brasil e de Altaneira.

Ainda pela manhã, já no calçadão, o Secretário Adjunto do Gabinete do Governador Camilo, Fernando Santana, interrompeu a animação que das crianças junto ao “Papai Noel” para anunciar que em breve os munícipes serão contemplados com estrada asfaltada ligando Altaneira a Assaré. Fernando lembrou da luta histórica pela construção da estrada e disse “quisera Deus e o destino que ela saísse na gestão de Dariomar”. Ele ainda ressaltou que a construção trará desenvolvimento para Altaneira ao liga-la ao grande centro que é Juazeiro do Norte e a outros municípios e garantiu que haverá um grande canteiro de obras para gerar empregos e renda.

O prefeito Dariomar agradeceu ao governo Camilo Santana pedindo que o secretário adjunto levasse a mensagem ao chefe do Estado.

Fernando Santana por ocasião do lançamento do Cartão Mais Infância em Altaneira. Foto: João Alves.

Fernando Santana por ocasião do lançamento do Cartão Mais Infância Ceará em Altaneira. Foto: João Alves.

Essas mesmas palavras foram frisadas também na sede da Secretaria de Assistência Social, onde ocorreu o lançamento do Cartão Mais infância Ceará que beneficiará cerca de 66 famílias com um montante de R$ 85,00. O cartão é parte integrante da Programa para Superação da Extrema Pobreza Infantil, do Governo do Estado, regulamentado pela Lei nº16.360, no dia 30 de novembro de 2017.

Prefeito Dariomar durante assinatura do lançamento do Cartão Mais Infância. Foto: João Alves.

Prefeito Dariomar durante assinatura do lançamento do Cartão Mais Infância Ceará. Foto: João Alves.

Pelas regras do programa, os Centros de Referências de Assistências Social (Cras) do município terão atuação importante visto que realizarão estudos e avaliação social das famílias enquanto estas tiverem recebendo (dois anos) o benefício que pode ser prorrogado por até três anos. Os beneficiários e beneficiárias precisam ter frequência nos serviços socioassistenciais oferecidos na Rede SUAS, de acordo com calendário e atividades estabelecidos pelo Cras. É necessário ainda acompanhamento das vacinações através do Modulo de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde. Caso essas exigências não sejam atendidas, poderá causar o bloqueio, a suspensão ou o cancelamento do benefício.

O Fernando Santana ainda aproveitou sua estada na cidade para visitar obras em fase de conclusão como o Museu. A Lagoa Santa Tereza, o Açude Valério (popularmente conhecido por Pajeú) e a Escola de Ensino Infantil Professora Fausta Venâncio foram outros espaços alvo de visitações do Secretária Adjunto. A construção de Um Centro de Edução Infantil (CEI) e a Urbanização e Revitalização da Lagoa Santa Tereza é uma das reivindicações do governo municipal.

À tarde, a partir das 16h00, haverá um desfile cívico pelas principais ruas e a entrega das premiações dos primeiros colocados do XVII Campeonato de Futebol.

Abaixo fotos da visita do Fernando Santana ao espaços supracitados:

Secretário de Governo, Deza Soares, conduz visita de Fernando a Lagoa. Foto: João Alves.

Fernando Santana e Dariomar durante visita a EMEI Professora Fausta Venâncio. Foto: João Alves.

Fernando Santana em visita ao Museu. Obra em fase de conclusão. Foto: João Alves.

Vereador Flávio, Fernando Santana e o prefeito Dariomar em visita ao Açude Pajéu. Foto: João Alves.