Alunos de capoeira realizam entrega de cordas e troca de graduação

O Grupo Capoeira Memória de Pastinha, em parceria com o Governo Municipal de Altaneira, realizou, na noite de ontem, sábado (22/09), a cerimônia de entrega de cordas e troca de graduação, na Praça Manoel Pinheiro de Almeida (Calçadão). O evento, permeado por apresentações de dança e músicas de capoeira, contou com a celebração de cerca de 70 alunos de Altaneira, cada um em seu grau de evolução no esporte.

Segundo o mestre Edwilson, o momento do batizado é uma tradição da capoeira. Pelo costume, os alunos com seis meses a dois anos de prática fazem uma roda de capoeira, junto de um mestre de capoeira. Trata-se de um momento especial dos iniciantes, diante da comunidade capoeirística. “É como se eles tivessem se tornado capoeiristas”.

A celebração, prestigiada por centenas de pessoas, contou com muitas músicas de capoeira, regidas pela percussão e pelo berimbau. Também houve espaço para rodas de capoeira feitas entre mestres de várias cidades do Cariri, um recital e danças. Para o Prefeito, Dariomar, a capoeira tem uma força inclusiva muito grande. “Ela é uma integração social”. O momento esportivo é importante para a cidade, ressalta.

Registros abaixo: