Alunos da rede municipal de ensino farão Prova Brasil nesta terça-feira (24)

Mais de 200 alunos (as) dos 5º aos 9º anos das três escolas da rede municipal irão se submeter a Prova Brasil – Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação (MEC).

Os resultados desta avaliação realizada bienalmente, integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município e contribuem para que gestores e gestoras tenham uma ferramenta importante na hora de pensar a Educação.

As provas, segundo a secretária de educação, a professora Leocádia Soares, irão ocorrer nesta terça-feira, 24 e terá o apoio irrestrito da equipe MAISPAIC. “Nossos estudantes estão preparados e o corpo discente trabalhou a trabalha com afinco. Por isso a nossa expectativa é de que possamos vir a ter excelentes resultados”, realçou Leocádia.

A diretora da Escola 18 de Dezembro, que atende a alunos do 6º ao 9º ano, nos períodos manhã e tarde, a professora Valneir Costa, destacou que a preparação no dia que antecede a realização do exame foi feita a partir de uma bateria de atividades que tinha como foco maior a descontração e a ludicidade. “Apresentamos, interpretamos e debatemos sobre vários textos, resolvemos exercícios e simulados acerca da leitura e problema matemáticos” desde o início do ano. Agora, é o momento de permitir que eles se encontrem e tenham um bom desempenho. Hoje, pautamos encontros motivacionais”, pontuou.

A Prova Brasil visa avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos com foco nas proficiências em português (com foco em leitura) e matemática (com foco na resolução de problemas).

Foto: João Alves.