Altaneira recebe Exposição “De Juazeiro a Canindé – Na Trilha da Fé”

O município de Altaneira recebeu na noite deste sábado, 08, o projeto “Exposição De Juazeiro a Canindé – Na Trilha da Fé”, durante a abertura das comemorações da Semana Santa.

Segundo Ícaro Bastos, integrante da equipe que está passando por vários municípios do Estado, a exposição faz parte da terceira etapa desta ideia que envolveu ainda a pesquisa e a transformação dos dados coletados no projeto. Para ele, o objetivo é fomentar ainda mais a fé do povo, além de poder divulgar os modos de como essa fé gera um comércio tão complexo que não fica restrito somente a Juazeiro e Canindé através das figuras de Padre Cícero e São Francisco das Chagas, mas que move outras populações, gerando o que se convencionou denominar Turismo Religioso.

Ainda de acordo com Ícaro, a exposição que estava a mostra no Calçadão era composta por fotos, vídeos e obras esculturais e que irá percorrer além de altaneira mais 11 municípios do cariri e a região Cetro Sul do Ceará. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura por meio do edital que versa sobre o incentivo as artes.

O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Altaneira, Antônio de Kaci, mencionou acerca da importância da parceria que o setor deu ao projeto. Segundo ele, ser meio de propagação de manifestações culturais também é uma forma de promover ideias e valores religiosos de um povo que atravessam gerações. Ideia também compartilhada por Deza Soares, Secretário de Governo que agradeceu a equipe da exposição por contemplar Altaneira com o projeto.

Na mesma linha de raciocínio, o prefeito Dariomar chamou a atenção para a importância do município está apoiando e incrementando todos os tipos de manifestações culturais e agradeceu a comunidade que compareceu ao ato.

Para a doméstica Maria Vieira, a exposição serviu para revigorar sua fé. “O cearense é muito religioso e poder perceber nessas imagens e gravuras símbolos da fé, como Padre Cícero e São Francisco das Chagas, mantém viva a nossa crença”, pontuou ela.

Cerca de 300 pessoas acompanharam a abertura da Semana Santa que contou ainda com a apresentação de sete grupos de caretas.

Foto: João Alves