Altaneira ganha pela primeira vez o SELO UNICEF edição 2013/2016.

0

O Governo Municipal de Altaneira juntamente com a Secretaria Assistência Social Audilene Fernandes e a Articuladora do Selo UNICEF Socorro Mendes em Altaneira ganha pela ganha pela primeira vez o SELO UNICEF edição 2013/2016.

Foram 85 municípios no estado do Ceará que participaram e Altaneira pela primeira vez fica marcada na história de suas conquistas pelo  cuidado e atenção às crianças e adolescentes do município de Altaneira dispensados pelo Governo Municipal através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e demais órgãos de proteção renderam para o município pela primeira vez um Selo Município Aprovado – Edição 2013-2016. O Selo é um reconhecimento internacional de que o município trabalhou e alcançou metas em relação à qualidade de vida das crianças e dos adolescentes.

A articuladora do Selo UNICEF Socorro Mendes e a Secretária Municipal de Assistência Social Audilene Fernandes ficaram  muito felizes com a notícia e  parabenizou a todos os envolvidos por mais uma conquista. “Este resultado vem nos mostrar que todas as etapas que tivemos que passar valeu a pena. O Selo é uma conquista de cada conselheiro, de cada secretário e de suas equipes, que se empenharam em realizar cada atividade em prol da melhoria da qualidade de vida das nossas crianças. Dentre eles adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, ao Conselho Tutelar, a todos e todas que se dedicaram para que conquistássemos esse Selo.

Durante a gestão do Governo Municipal Delvamberto Soares  diversas atividades foram desenvolvidas para garantir que os direitos das crianças e adolescentes não fossem violados. As atividades dos Projetos, as melhorias nas, escolas com melhor IDEB de 2016, a promoção de debates e rodas de conversas realizadas pelo, CRAS e demais instituições, mutirões e blitz educativas contra o trabalho Infantil e exploração sexual,  bem como os fóruns de discussão e avaliação, tudo isso culminou para a conquista do Selo. A cerimônia para entrega dos certificados está prevista para o dia 11 de dezembro em Fortaleza. Estarão presentes no ato, a presidente do CMDCA, a articuladora do Selo no município  Socorro Mendes e adolescentes do NUCA.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. Para conquistar o Selo os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

Selo UNICEF Município Aprovado

Foram quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e adolescentes de centenas de municípios do Semiárido brasileiro. Foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. E agora 312 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado, um reconhecimento internacional aos municípios que mais avançaram na direção da redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas.

Agradecimentos da Secretaria de Assistência Social de Altaneira.

“E com muito orgulho e emoção que comunicamos a todos os Altaneirenses que somos ganhadores do Selo UNICEF EDIÇÃO 2013/2016.

Agradecemos a todos os parceiros, colaboradores, amigos, Colegas Secretários, Diretores de Escolas, comunidade em geral e ao governo municipal que caminharam juntos conosco nesta jornada. Em especial queremos agradecer a Delvamberto Soares de Altaneira pelo apoio e confiança, a articuladora do selo Maria Socorro Mendes e a toda a equipe da Secretaria de Assistência Social de Altaneira”.

Atenciosamente,

Secretária Municipal de Assistência Social Audilene Fernandes e a articuladora do selo UNICEF em Altaneira Maria Socorro Mendes.

Resultados segundo o site Selo UNICEF

O objetivo do Selo UNICEF Município Aprovado é contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel constitucional, alcançando resultados por meio de políticas púbicas efetivas para promover a proteção integral da população de até 17 anos. Os 312 municípios do Semiárido Brasileiro recebem o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016, cumprindo todas as etapas necessárias da iniciativa, comprovando avanços na redução das desigualdades sociais e na garantia dos direitos dos meninos e meninas. Eles representam 27,5% dos municípios inscritos.

Em comum, estes municípios incluíram a infância e adolescência entre as prioridades das políticas públicas municipais e entenderam a importância das ações integradas para se alcançar resultados. Porque foi a partir de esforços conjuntos entre as áreas de saúde, educação, proteção e assistência das gestões municipais e estaduais e participação da sociedade civil, que estes municípios conseguiram realizar pelo menos 70% das ações estimuladas pelo Selo UNICEF.

Os maiores beneficiados pelos resultados do Selo UNICEF não são apenas as crianças e adolescentes dos municípios certificados. São também todas aquelas dos 658 municípios que participaram durante todo o período e foram avaliados pelo UNICEF. A Semana do Bebê foi um sucesso nesta edição do Selo UNICEF, realizada pelo menos uma vez por 523 municípios. O Plano Municipal pela Primeira Infância (incluindo ações que envolvem saúde, educação e assistência social para garantir a sobrevivência dos bebês) foi desenvolvido por 331 municípios, ao mesmo tempo em que 383 implementaram ações de atenção ao pré-natal.

Peça fundamental para garantir a proteção de meninos e meninas, o Conselho Tutelar foi avaliado pelo UNICEF nos 658 municípios que participaram desta edição durante os quatro anos, e 638 apresentam os padrões mínimos de funcionamento de acordo com o que recomenda o Estatuto da Criança e do Adolescente. O direito a crescer sem violência segue como um desafio complexo e urgente. Num contexto em que o trabalho infantil é percebido como algo aceitável, os 346 municípios que realizaram ações de prevenção ao trabalho de crianças e adolescentes merecem destaque.

Participar do Selo UNICEF tem sido importante elemento para que os municípios possam enfrentar a exclusão escolar e trabalhar pela qualidade do ensino. Saber quem são e onde vivem as crianças que estão fora da escola é um passo fundamental em direção a este resultado. Para isso, em 395 municípios avaliados essas crianças foram mapeadas. Tão importante quanto trazer o aluno para a escola é mantê-lo nela, e os municípios certificados com o Selo UNICEF no Semiárido sabem bem disso. Sua taxa de abandono do ensino fundamental caiu de 3,2 para 2,1 entre 2012 e 2015. As condições sanitárias de 2.710 escolas melhoraram em 316 municípios ondem estudam cerca de 500 mil crianças.

Para que os municípios que participam do Selo UNICEF possam direcionar esforços para as áreas da infância e adolescência que mais precisam de atenção, saber ouvir os adolescentes é imperativo. São eles que viveram os desafios atuais da infância e podem apontar com precisão o que funciona e o que precisa melhorar com mais urgência. Os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) foram um sucesso nesta edição. Mais de 11.500 meninos e meninas de 481 municípios se mobilizaram, participaram regularmente de atividades ligadas ao Selo UNICEF.

O UNICEF parabeniza todos os 658 municípios que participaram do Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2013-2016 e, em especial, os 312 que conseguiram avançar ainda mais nos direitos das crianças e adolescentes.

Mas ainda há muito o que fazer. E, por isso, em 2017 um novo ciclo terá início. Até lá.

Para maiores esclarecimentos acesse o Link:

http://viecili.com/testeselo/

download

Essa é mais uma do Informativo de comunicação

Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Altaneira

Rua Furtado Leite, 272, Centro – Altaneira-CE-CEP: 63195-000 Telefone: 3548-1185
Prefeito Jose Eles de Oliveira

Observação: Matéria sujeita a correções e mudanças devido os andamentos dos trabalhos

Neste Site, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde, educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes que envolvem as obras e ações do Governo Municipal de Altaneira e toda equipe administrativa

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal: Jean Gasque

Foto: Domínio internet

EdIção de matéria: Jean Gasque – Assessoria de Comunicação do Governo Municipal 2016

Altaneira/CE, 30 de Novembro de 2016

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade