Altaneira encerra comemoração dos 59 anos de emancipação política com desfiles e apresentações sócio-educacionais

O governo municipal promoveu durante todo o dia de ontem diversas atividades visando comemorar os 59 anos de emancipação política.

Pela manhã, uma caminhada em direção à sede da Câmara e da prefeitura para o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Ceará e de Altaneira, além do lançamento do Cartão Mais Infância e das diversões proporcionadas às crianças pela chegada do “Papai Noel”, foram as principais atrações.

A tarde um grande desfile cívico envolvendo as todas as secretárias com concentração na Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro e percorrendo as principais ruas marcou o encerramento da programação.

O principal destaque ficou a cargo da Secretaria de Educação. As escolas estiveram imbuídas de um sentimento de patriotismo a partir de blocos que referenciavam os projetos desenvolvidos durante o ano, bem como também temas que dizem respeito ao exercício da cidadania e referências para a promoção da paz.  A Escola 18 de Dezembro veio com o Bloco “Ensinando e Aprendendo”; A Joaquim Soares da Silva trouxe para a rua o Bloco do “Spaece” e o da Paz; O “Jovens Empreendedores Primeiro Passo (JEE)” e o “Mais Educação” veio a cena com a Escola Joaquim Rufino de Oliveira; Ainda houve o “Formandos 2017”, da Escola de Ensino Infantil Professora Fausta Venâncio, “Direitos da Crianças” trazidos pela Creche Ciranda do Saber e o “Religiões”, da Escola Joaquim de Morais.

O prefeito Dariomar discurso ao lado de secretários e dos ex-prefeitos Fenelon e Ivan e do ex-vereador Mundim Soares.

O prefeito Dariomar Soares discursa ao lado de secretários e dos ex-prefeitos Fenelon e Ivan e do ex-vereador Mundim Soares.

As demais secretarias, dentro de suas especificidades também levaram para o desfile as ações desenvolvidas durante o ano. Em bloco único, a Secretaria de Assistência Social emplacou temas como “Conselho dos Direitos”, “Benefícios “Eventuais”, “Serviços Sócioassistenciais”, “Paif”, “Serviço de Convivências e Fortalecimentos de Vínculos”, dentre outros e a  Secretaria de Cultura levou às ruas algumas das equipes participantes do XVII Campeonato de Futebol e os atletas participantes das corridas.

O evento foi encerrado por volta das 21h00 com a entrega de premiações aos primeiros colocados do campeonato de futebol e teve a animação das bandas de músicas local e do município de Nova Olinda.

Durante a programação, o prefeito Dariomar e demais lideranças políticas fizeram uso da palavra para mencionarem acerca da historicidade e da importância da emancipação política.

Altaneira foi elevada à categoria de cidade pela Lei Nº 4.396, de 18 de Dezembro de 1958, sancionada pelo então governador do Estado na época, Flávio Portela Marcílio.

(Fotos: João Alves).