Aberta inscrições para a Olímpia Brasileira de Língua Portuguesa

0

Professores e alunos da rede pública já podem se inscrever na 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação e Itaú Social, sob a coordenação técnica do CENPEC. Neste ano, a Olimpíada homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo e recebe candidaturas até o dia 30 de abril. Sob o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada procura, por meio da produção de textos, estreitar a relação entre os alunos e a comunidade em que vivem, aproveitando para aprofundar seus conhecimentos sobre a realidade local. Deste modo, se apropriam de meios para contribuir com o desenvolvimento de sua cidadania.

E quem pode participar?

A Olimpíada está aberta a professores e estudantes matriculados em turmas do 5ª ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Os interessados podem escolher entre cinco categorias, sendo elas Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião, sempre de acordo com a série que estiverem cursando. Os textos serão avaliados em cinco etapas até chegar à fase final, constituída pela Etapa Nacional. Os finalistas e vencedores serão anunciados em eventos que ocorrerão durante o ano de 2019 em datas, locais e horários a serem informados no Portal Escrevendo o Futuro (www.escrevendoofuturo.org.br). No mesmo endereço, consta o regulamento do concurso.

O Encontro Nacional será realizado em local e data a serem definidos e divulgados no Portal Escrevendo o Futuro. Serão convidados os professores e os respectivos alunos-autores dos 135 textos selecionados como finalistas. Ao final do evento, serão anunciados os 20 vencedores nacionais, sendo os quatro primeiros colocados em cada categoria.

Os professores inscritos e os respectivos alunos selecionados na Etapa Nacional, bem como suas escolas, receberão os seguintes prêmios:

Professor: medalha e uma semana de imersão pedagógica internacional

Aluno: medalha e viagem cultural para uma cidade brasileira, acompanhado por monitor

Escola: placa de homenagem e acervo para a biblioteca escolar

Como fazer as inscrições?

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelos professores exclusivamente pelo Portal Escrevendo o Futuro até as 23h59, do dia 30 de abril, considerando o horário de Brasília. Importante lembrar que, para se inscrever, o educador deve ter autorização da direção da escola em que leciona. Será permitido se inscrever, por uma mesma escola, quantos professores desejarem e aqueles que lecionam em mais de uma instituição poderão especificar cada escola para garantir a participação de todos os seus alunos. Além disso, os professores podem participar em mais de uma categoria, desde que adequada ao ano escolar dos respectivos alunos.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade